Educação do Tocantins discute parcerias com Ministério da Educação e Banco Mundial

Tocantins

04.04.2022

Em uma reunião virtual ocorrida na manhã de sexta-feira, 1º de abril, entre representantes da Secretaria da Educação (Seduc), do Ministério da Educação (MEC) e do Banco Mundial (BM) foram iniciadas as discussões para que o Tocantins receba apoio técnico e financeiro dessas instituições. Um dos objetivos das tratativas é a construção de um plano estratégico para o fortalecimento das ações da Seduc. 

Como parte das discussões está sendo feito um alinhamento para que seja firmado um acordo para o Tocantins ingressar no programa Educa Mais Norte-Nordeste, firmado pelo MEC e o BM e que já está em vigor em outros estados brasileiros no intuito de recuperar as aprendizagens defasadas em função dos impactos provocados pela pandemia da Covid-19.

O secretário da Educação, Fábio Vaz, pontuou que a gestão precisa fazer um diagnóstico da situação para verificar quais são as necessidades mais urgentes da Pasta. “Precisamos de planejamento estratégico. As parcerias precisam ser retomadas para apoiar a equipe pedagógica da Seduc, que é muito competente e esforçada. O que precisamos é de ferramentas que possam nos direcionar e tornar o trabalho mais exitoso”, disse o titular da Pasta. 

O coordenador da área de Desenvolvimento Humano do Banco Mundial, Pablo Acosta, afirmou que a instituição está à disposição para oferecer apoio na elaboração de um projeto técnico que auxilie o planejamento estratégico, que demonstre a realidade fiscal e a capacidade de pagamento do Estado. A partir disso, a instituição poderá avaliar a concessão de apoio financeiro na área da Educação para o Tocantins em projetos como o Pro-Gestão.

"Sabemos que a pandemia terá impactos com intensidade diferente entre as regiões do país. O MEC está atento a esse ponto e atuará com assistência técnica e financeira para a recuperação das aprendizagens com especial atenção aos territórios que mais necessitem”, ressaltou o secretário adjunto de Educação Básica do MEC, Helber Vieira. 

Nos encaminhamentos finais da reunião foi pactuado que a Seduc encaminhará ao MEC um documento oficializando a intenção em aderir ao programa Educa Mais Norte-Nordeste e também apresentará os marcos principais a serem utilizados no projeto de planejamento estratégico.

Cristiano Viana / Governo do Tocantins