Educação e comando da PM realizam reunião de gestão dos Colégios Militares e Escolas Cívico-Militares

Tocantins

31.08.2021

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

As atividades desenvolvidas nos Colégios Militares do Estado do Tocantins e nas unidades de ensino participantes do Programa Nacional de Escolas cívico-Militares (Pecim) estiveram em pauta em reunião com a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar; o comandante-geral da Polícia Militar, Júlio Manoel da Silva Neto; o secretário extraordinário de Assuntos Parlamentares, José Humberto Marquez; e com os gestores dessas unidades de ensino.

Titular da Seduc, Adriana Aguiar destacou que o encontro foi um momento administrativo e pedagógico. "É um momento de troca de experiência entre os profissionais que atuam nos colégios militares e nas escolas cívico-militares. Uma oportunidade de diálogo da equipe técnica da Seduc sobre os processos educacionais", ressaltou.

Conforme o comandante geral da PM, coronel Júlio Manoel da Silva Neto, a implantação dos colégios militares é parte da política da gestão do governador Mauro Carlesse. "No início da gestão, eram seis colégios militares, hoje estamos com 24, uma demonstração da atenção que o governador tem dado a essa modalidade de escola", pontuou.

Secretário extraordinário de Assuntos Parlamentares, José Humberto falou sobre a importância do trabalho desenvolvido nessas unidades de ensino em prol da sociedade tocantinense. "O respeito, a disciplina e o trabalho desenvolvido por vocês e pelas equipes das unidades de ensino fazem toda a diferença na construção de uma sociedade melhor, no comportamento dos nossos alunos e na formação de cada um”, afirmou.

Entre as pautas abordadas na reunião estiveram a normatização do trabalho realizado em parceria entre as pastas; o trabalho de acolhimento desenvolvido com alunos protagonistas do programa Escolas Jovem em Ação; o fluxo de documentos; a gestão compartilhada; estrutura organizacional e cases de sucessos das unidades de ensino.

Unidades de ensino

O Tocantins conta com 24 colégios militares, distribuídos nos seguintes municípios: Araguaína, Arraias, Araguatins, Augustinópolis, Araguaçu, Colinas, Dianópolis, Taguatinga, Alvorada, Gurupi, Palmeirópolis, Guaraí, Miracema, Palmas, Cristalândia, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Pindorama, Aliança do Tocantins, Colmeia e São Miguel do Tocantins; e cinco unidades de ensino do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, distribuídas nos seguintes municípios: Palmas (2 unidades), Gurupi, Paraíso e Formoso do Araguaia.