Educação e MPTO estabelecem parceria para projeto que visa à garantia de direitos a pessoas idosas e a aproximação entre gerações

Tocantins

20.02.2024

Com o foco na garantia dos direitos da pessoa idosa e no fortalecimento de vínculos intergeracionais, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) firmou, nesta segunda-feira,19, parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para a execução do projeto “Ponto a Ponto: costurando respeito, laços e direitos no tecido familiar”. O projeto será executado durante o ano de 2024, com a parceria da Seduc e da Universidade da Maturidade (UMA).

Conforme as decisões do encontro, o projeto será executado com duas turmas do 9º ano do ensino fundamental, sendo uma de Palmas e outra de Araguaína. A equipe da Seduc fará a escolha das duas unidades educacionais para a execução do projeto, além de auxiliar na confecção do termo de cooperação entre as instituições e apresentar o projeto nas superintendências de ensino.

O secretário estadual de Educação, Fábio Vaz, parabenizou o Ministério Público pela ação e garantiu que esse projeto será uma nova parceria entre as instituições. Ele ressaltou que o Ponto a Ponto vem ao encontro de um novo modelo de escola que busca a integração, a cidadania e um novo olhar para o envelhecimento.

A diretora-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional/Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, apresentou o projeto ao secretário estadual de Educação, Fábio Vaz. A diretora-geral explicou que o intuito é promover atividades multidisciplinares com os estudantes do ensino fundamental e pessoas idosas nas cidades de Araguaína e Palmas.

De acordo com Vera Nilva, serão desenvolvidas atividades extramuros em que os alunos terão contato direto com os idosos da UMA, além dos seus próprios avós ou bisavós. A finalidade é promover o diálogo intergeracional e a troca de vivências entre essas pessoas, priorizando o respeito às diferenças.

(Com informações da Ascom MPTO)

Seduc/Governo do Tocantins

keyboard_arrow_up