Educação Especial participa de Jornada Pedagógica em Ribas do Rio Pardo

Mato Grosso do Sul

14.02.2022

A Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio do Centro Estadual de Educação Especial e Inclusiva (CEESPI), vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP), participou da Jornada Pedagógica “Compartilhando Ideias - Construindo Saberes”, da rede municipal de ensino do município de Ribas do Rio Pardo.

A participação da equipe técnica do CEESPI, aconteceu em articulação com a Coordenadoria Regional de Educação Metropolitana (CRE2) e a Secretaria Municipal de Educação de Ribas do Rio Pardo. As oficinas do dia 08 de fevereiro de 2022, foram na Escola Municipal Professora Mereide Monteiro de Lima, nos turnos matutino e vespertino, com o tema “Trabalho Colaborativo: Possibilidades e Desafios”, e contou com a participação de cinquenta e um servidores municipais entre professores regentes, professores monitores, intérprete de Libras e coordenadores pedagógicos.

Relevância do Trabalho Colaborativo

Três técnicas do CEESPI, especialistas em educação especial, apresentaram a relevância do trabalho colaborativo entre os professores regentes e professores monitores, destacando a importância desse entre os professores que atuam diretamente em sala de aula, as possibilidades e os desafios emergentes quanto à prática educativa colaborativa e a produção de atividades adaptadas para estudantes com deficiência desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Os participantes puderam compreender na prática como o trabalho colaborativo pode ser realizado, inclusive criando atividades adaptadas para estudantes com deficiência, público atendido pela Educação Especial.

De acordo com relato da técnica Josiane Luana, do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Ribas do Rio Pardo, à gerente pedagógica do CEESPI, Ângela Dias, constatou-se a necessidade de levar aos professores essa temática, visto que “os resultados positivos nas escolas estaduais de Campo Grande, da Região Metropolitana e do interior do estado foram balizadores das experiências compartilhadas com a equipe municipal”.

“Alguns professores às vezes se sentem desmotivados em realizar o trabalho colaborativo por falta de conhecimento sobre o tema e da relevância deste para o ensino. Demonstrar a eles o que já está sendo praticado na Rede Estadual de Ensino contribui significativamente para quebra de paradigmas, mudanças de hábitos e atitudes frente às escolhas de estratégias e recursos no processo de ensino e aprendizagem”, enfatiza gerente.

Ângela relata ainda que “o trabalho colaborativo sempre gera resultados positivos para ambos os envolvidos: professores e estudantes, pois, o objetivo central da educação é a aprendizagem do estudante e da turma, dessa forma na atuação colaborativa de dois professores todos ganham”, afirma a gerente.

Adersino Junior , SED/MS