Rio de Janeiro
04.05.2026
Na última semana, professores da rede estadual participaram de mais um treinamento para a adoção de uma nova ferramenta tecnológica, com o objetivo de promover a inclusão educacional de estudantes com deficiência. A formação é mais uma iniciativa de investimento de Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ) nesta área, e o material será distribuído para mais de 150 escolas em todo o estado.
— Esse material abre muitas portas para estudantes que realmente precisam desta atenção. Nosso objetivo é oferecer oportunidades e fortalecer a educação pública de qualidade — afirmou a secretária de Estado de Educação, Luciana Calaça.
A utilização deste equipamento auxilia no processo de alfabetização e letramento por meio de tecnologias assistivas e plataformas educacionais adaptadas para o uso em computadores, tablets e celulares.
O treinamento foi realizado com o Programa Educacional TIX Letramento, que funciona como uma ferramenta de comunicação alternativa e alfabetização, utilizando plataformas e recursos tecnológicos adaptados às necessidades individuais de cada estudante. O material visa promover a autonomia, a expressão e o desenvolvimento em habilidades de leitura e escrita, criando espaços de aprendizagem mais acessíveis e eficazes aos estudantes, integrando-os plenamente no ambiente educacional e social.
Foto: Bruno da Matta