Educação Estadual lança concurso Pintando Muros

Sergipe

30.07.2021

Com o objetivo de acolher os alunos no retorno às aulas presenciais e de fomentar a produção artística nas escolas da Rede Pública Estadual de Sergipe, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) abriu nesta quarta-feira, 28, as inscrições para o concurso “Pintando Muros”. A iniciativa vai premiar as melhores iniciativas de intervenção artística nos muros das escolas da rede pública estadual de ensino, custeadas a partir de recursos  destinados às escolas por meio do Programa de Transferência de Recursos Financeiros Diretamente às Escolas Públicas Estaduais (PROFIN).

As inscrições estão abertas até o dia 28 de agosto e devem ser feitas via e-mail: seades.dase@gmail.com. A proposta deverá conter uma introdução, justificativa sobre sua importância para a comunidade escolar e seu entorno, objetivos pedagógicos e fotos da intervenção visual no muro da escola participante, além da lista dos professores e pessoas da comunidade que estarão envolvidas na ação.

Poderão participar professores, equipe diretiva e alunos, sendo estes acompanhados de ao menos um professor orientador. Caberá aos participantes realizar um estudo prévio dos materiais necessários e dos recursos disponíveis em suas unidades escolares de modo a realizar a obra aprovada.

Para a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), professora Eliane Passos, o concurso é de grande importância para o acolhimento dos alunos no retorno das aulas presenciais. “Essa iniciativa tem o propósito de recepcionar os estudantes. Aquela escola que fechou em 2020 reabre agora diferente em vários aspectos. A partir do momento em que os alunos visualizarem o muro pintado, já vão entender que se encontram em uma escola diferente. E lá dentro terão as outras mensagens relacionadas aos protocolos de biossegurança. O concurso Pintando Muros é uma forma de apresentação da escola hoje, em meio à pandemia, para o retorno das aulas presenciais de forma ampla”, declarou.

Obras

Os murais terão seu tema definido em conjunto com a comunidade escolar, a fim de melhor representar a identidade da escola, sem restrição de dimensão ou linguagens artísticas, podendo ser produzidos em formatos de pintura, mosaico e colagem, além de técnicas alternativas que devem estar descritas no projeto. A obra inscrita não precisa ser inédita, podendo ser uma releitura. Contudo, ao se inscreverem, os participantes atestam a autoria do trabalho.

Cronograma

A divulgação do resultado da seleção regional se dará no dia 31 de agosto. Após isso, será realizada uma votação nas redes sociais da Seduc, nos dias 01, 02 e 03 de setembro. Já a premiação acontecerá em 6 de setembro.

Todos os projetos inscritos serão submetidos ao processo-padrão de seleção e premiação. O resultado da seleção será divulgado no site da Seduc (www.seduc.se.gov.br). O júri de avaliação será composto por profissionais das artes visuais de Sergipe, professores de Arte, aliado a um sistema de pontos por engajamento nas redes sociais da Seduc.

Premiação

O concurso se dará em duas etapas de avaliação, sendo a primeira com a escolha de três projetos de cada uma das 10 diretorias regionais de educação, e a segunda por meio da contagem de curtidas do público nas fotos disponibilizadas nas redes sociais da Seduc, das 30 propostas finalistas de todo o estado.

Os prêmios serão distribuídos para os três primeiros colocados. Para os dez primeiros serão conferidas menções honrosas. Todos eles receberão o diploma de honra ao mérito conferido pelo júri. Veja o edital completo clicando aqui