Educação finaliza Semana de Protagonismo nas Escolas buscando integrar os estudantes nos processos democráticos e tomadas de decisões

Tocantins

27.03.2024

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu, entre os dias 20 e 27 de março, a Semana de Protagonismo nas Escolas. As ações foram realizadas pelos interlocutores, que são Jovens Protagonistas Acolhedores e egressos das escolas estaduais, no trabalho com os estudantes pertencentes a clubes de protagonismo, grêmios estudantis e lideranças de turmas. O objetivo maior é fortalecer as escolas no princípio educativo, que coloca os estudantes no centro das tomadas de decisões e práticas democráticas.

Durante a semana, as equipes escolares utilizaram material disponibilizado pela Gerência de Apoio ao Protagonismo Juvenil e realizaram diversas ações buscando fortalecer o desenvolvimento do potencial dos estudantes como seres autônomos, solidários e competentes, elementos fundamentais da construção do Projeto de Vida dos estudantes.

Uma das metas da semana é fomentar a ampliação dos Clubes de Protagonismo, um espaço para que os jovens desenvolvam diversas competências e habilidades por meio de suas experiências, aprendizados, dentre eles, autonomia, capacidade de trabalhar em equipe e a auto-organização.

A estudante da 2ª série do ensino médio, Yara Sousa Campelo, comentou sobre as ações desenvolvidas durante a semana na Escola Estadual Santa Fé, de Palmas. “Fomos muito bem acolhidos e recebemos as orientações sobre como podemos contribuir com o trabalho na escola. Como protagonista, sinto honrada em fazer parte desta unidade escolar”, destacou. 

Na Escola Estadual Joaquim Azevedo, em Taipas, o professor André Felipe Barreira de Souza, realizou palestra abordando a importância da participação dos jovens no processo político eleitoral, inclusive incentivando as pessoas com 16 e 17 anos a fazerem o título eleitoral. 

 

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins