Educação Financeira movimenta mais de 400 atividades e auxilia estudantes tocantinenses no planejamento financeiro

Semanda da Educação Financeira

28.05.2019

Guilherme Gandara / Governo do Tocantins

Com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a importância do planejamento financeiro, para o desenvolvimento de relação equilibrada com o dinheiro e decisões acertadas sobre finanças e consumo, mais de 400 atividades foram realizadas por unidades escolares estaduais durante a 6ª Semana da Educação Financeira, que ocorreu entre os dias 20 e 26 de maio.

O Tocantins é referência no Programa de Educação Financeira e desenvolve o programa desde 2010, o que vem alcançando notoriedade pela execução das ações desde então. Entre as atividades realizadas estão palestras, feiras, gincanas e mobilizações nas escolas para trabalhar a temática da educação financeira.

Embaixadora do Programa de Educação Financeira no Tocantins, Alessandra Camargo comentou que as atividades realizadas superaram as expectativas. “As iniciativas inscritas e realizadas fizeram da Semana de Educação Financeira uma ação surpreendente. Nós vimos a empolgação dos alunos e de professores. Por isso, a temática está sendo incorporadora no dia a dia da escola e estamos felizes com os resultados e empenho de cada escola”, frisou.

Ações nas escolas

A estudante Mayra Salgado, representante do Grêmio Estudantil no Colégio Estadual Joaquim de Sena e Silva, de Combinado, contou como foram as atividades em sua escola. “A professora fez palestras em cada turma sobre como economizar e administrar o dinheiro domiciliar, além de gincana que envolveu a Matemática, jogos de lógica e percepção, e circuitos com problemas matemáticos. Mas o mais interessante foi o momento com o gerente de um banco que ministrou uma palestra sobre economia”, detalhou.

Na Escola Estadual Onesina Bandeira, de Miracema, foi realizado no sábado, 25, o Dia D da Semana de Educação Financeira. Foi feito um Bazar com atividades de compra e venda. A diretora da escola falou sobre o resultado da ação. “Houve grande envolvimento de toda a equipe e dos alunos na dinâmica realizada e os resultados são satisfatórios”, destacou.

A Escola Estadual José Alves de Assis, no município de Caseara, abordou a temática Trabalho e Dinheiro no sábado, com orientação dos professores Rodrigo Reis Pereira e Juliana Franco da Matta. Professora Juliana falou sobre a Literatura Financeira. “O objetivo é despertar jovens conscientes para tomada de decisões, em uma atividade que envolva o espírito de empreendedorismo, estimulando atitudes inovadoras como planejamento, orçamento e poupança”, frisou.

Já em Tupiratins, na Escola Estadual São Tomás de Aquino, foi desenvolvido o projeto Conhecendo os verdadeiros valores dos materiais escolares. Os objetivos eram aprimorar e conscientizar os alunos da durabilidade dos materiais escolares; e sensibilizar os estudantes sobre a importância da conservação e do desperdício dos materiais didáticos no dia a dia escolar.

Os estudantes gostaram do projeto e puderam assimilar a matemática no contexto em que estão inseridos, como conta Matheus soares Chaves, estudante do 8º ano do ensino fundamental. “Nunca parei para refletir o quanto se gasta em material escolar. Com essa ação, pudemos ter noção disso para cuidar melhor deles e aplicar a economicidade que aprendemos”, finalizou.