Educação inclusiva faz parte de Jornada de Planejamento Pedagógico de escola em Serra

Secretaria de Estado da Educação do ES

22.05.2019

Profissionais da Escola Clóvis Borges Miguel, na Serra, participaram de uma formação para estudar o Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como capacitar os professores para que pratiquem uma educação mais inclusiva. A capacitação fez parte da Jornada de Planejamento Pedagógica (JPP) e contou com a parceria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Laranjeiras.

A equipe especializada da instituição, composta pela diretora, Renata Lemos Garcia; a psicóloga, Karina Costa Avancini; e a fonoaudióloga Joselice Bueno da Conceição Ferreira, explicou a importância da atenção desde o diagnóstico pela família até a rotina diária dos alunos na escola. A instituição foi escolhida por conta do elo que envolve as duas unidades, que são os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A professora de Língua Portuguesa, Janaína Alencar, participou do momento e falou que foram feitas adaptações curriculares das atividades desenvolvidas em sala de aula, trabalhando e avaliando o desenvolvimento sensório-motor dos alunos com TEA. “É de extrema importância envolver a família durante todo o processo educacional. Enfim, foi um aprendizado ímpar em nossa formação”, contou Janaína.

A Jornada de Planejamento Pedagógica (JPP) foi realizada nas escolas nesta segunda-feira (21). A atividade é prevista no calendário escolar e já foi realizada, este ano, nos dias 1 e 4 de fevereiro e 7 e 8 de março. A última da jornada será no dia 03 de setembro.

Texto: Soraia Camata