Educação Inclusiva: Gerência Regional de Educação Metropolitana Sul promove encontro regional

Pernambuco

06.11.2019

A Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Sul realizou nesta terça (5) e quarta-feira (6) o I Encontro Regional de Educação Inclusiva. O evento foi uma parceria com a Faculdade Imaculada Conceição do Recife e reuniu cerca de 300 pessoas, entre professores da Rede Estadual e estudantes do curso de Pedagogia, para debater temas acerca da inclusão de pessoas com deficiência, com foco em microcefalia, surdez e autismo, no âmbito educacional. 

Nas seis palestras ministradas durante o evento foram abordados temas como métodos e técnicas de trabalho com estudantes autistas; lei brasileira de inclusão e seu impacto no campo educacional; inclusão da criança com síndrome congênita do vírus zika e o papel do professor tradutor intérprete de libras no campo educacional. “Aprendi técnicas inovadoras que são muito importantes para a minha área. Com elas podemos atuar de maneira diferenciada dentro da sala de aula, reforçando tanto a parte prática quanto a pedagógica. Saímos daqui ansiosos para colocarmos em prática”, destacou Gustavo Amorim, professor de apoio de educação inclusiva na Escola Estadual Francisco de Paula Correia de Araújo, em Camaragibe. 

Para quem possui maior foco na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), Dione Monteiro apresentou atualizações nas técnicas e reforçou o papel do professor intérprete de libras nas instituições de ensino. “É de suma importância a atualização do professorado sobre acessibilidade e também de formação enquanto cidadão crítico e conhecedor do assunto. Esse encontro proporciona a qualificação do profissional e a importância dele no dia a dia escolar. Muitas vezes essas palestras são vistas apenas como iniciativas pontuais, mas são muito valiosas e fazem a diferença, pois o professor chega na sala de aula com outra visão”, comentou a PHD em Gestão e Inovação Educacional.

“Educação inclusiva tem foco muito grande para nós durante todo o ano. Esse encontro é como um fechamento das ações deste ano. Acreditamos que, enquanto órgão público, estamos cumprindo nosso papel com a sociedade, que é diretamente beneficiada com esses aperfeiçoamentos e capacitações”, arrematou José Amaro, gestor da GRE Metro Sul.