Governo do Piauí homenageia estudantes da Educação Inclusiva que foram aprovados no SISU

Piaui

09.03.2023

Todos os equipamentos que garantem a oferta da educação especializada na rede pública estadual foram expostos ao público na edição do Cidade Inclusiva, evento realizado nos dias 9 e 10 de março de 2023, no Centro de Artes Marciais Sarah Menezes, zona sul de Teresina.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Gerência de Educação Especial (GEE), organizou estandes com informações sobre as atividades realizadas nos diferentes centros de atendimento e levou ao evento estudantes das escolas da 19ª Gerência Regional de Educação (GRE).

Foram disponibilizados informativos dos serviços ofertados nos Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS-PI), Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual Profª Estelina Dantas (CAP), Centro de Estimulação Sensorial (CES), Centro de Habilitação Ana Cordeiro, Centro Integrado de Educação Especial (CIES) e Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação Piauí (NAAH/S).

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou as iniciativas da rede estadual quanto à oferta da educação inclusiva. “Temos iniciativas da Seduc que favorecem o ambiente educacional inclusivo. Dentre elas estão o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas da Rede Estadual, com 165 salas equipadas e recursos funcionais, além dos 6 Centros de Atendimento Especializados, com atendimento voltado às pessoas com algum tipo de deficiência e capacitação de professores e gestores. Tivemos ainda homenagens a estudantes da rede estadual, pois estes são exemplos de que a partir da Educação se é capaz de transpor qualquer barreira”, celebrou o secretário.

Estudantes homenageados

Com o público de estudantes, o governador do estado, Rafael Fonteles, fez uma homenagem a três alunos da rede estadual entregando uma placa que celebra a recente conquista de ingresso no ensino superior.

Foram agraciados os estudantes: Vitória Cindy da Silva Menezes, deficiente visual, obteve a aprovação para o curso de Letras Português, na Universidade Federal do Piauí; Ennya Maria Torres, com TEA (Transtorno do Espectro Autista), TDAH e paralisia cerebral. A estudante da Unidade Escolar Dep. Joaquim Gomes Calado foi aprovada no curso de Direito na Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

“Fiquei muito feliz e estou com muita expectativa para as aulas e me sair muito bem no curso. Quero me tornar defensora pública e tudo que espero é exercer minha profissão na área do direito com atitudes voltadas às pessoas com deficiência para trazer dignidade e respeito. Esse é o meu sonho", celebrou Ennya.

Ainda na solenidade, o estudante Emmanuel David, diagnosticado com TEA, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e dislexia, que conquistou o 1º lugar no curso de Ciência da Computação na UFPI, recebeu a Carteira de Identificação do Autista.

A programação do Cidade Inclusiva conta com palestras, apresentações e exposições. O objetivo é facilitar a socialização das informações e o acesso aos serviços prestados pelas redes pública e privada de atenção às pessoas com deficiência e demais parceiros. O evento é promovido pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede-PI) e com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.