Tudo pronto para I Seminário de Educação Especial que ocorre no próximo dia 09 em Boa Vista

Roraima

03.12.2019

Por: Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed

O "I Seminário de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva", promovido pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto), ocorre nos dias 09 e 10 de dezembro e contará com a participação de 1.020 inscritos, entre educadores e profissionais da área.                                                                         

O evento será no auditório do CAF/UFRR (Centro Amazônico de Fronteira da Universidade Federal de Roraima) e terá início às 16h com o credenciamento. A solenidade de abertura será a partir das 18h com programação cultural.

Na terça-feira, 10, o seminário segue a partir das 8h com palestras e mesas redondas. A intenção é socializar o conhecimento na área de Educação Especial e as politicas públicas para essa área, visando o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas e a efetividade da educação inclusiva.

“O objetivo do seminário é ampliar as discussões sobre inclusão e as novas diretrizes para a Educação Especial”, destacou Maria Aparecida de Oliveira, diretora do Depe (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais) da Seed.

Os participantes do seminário receberão certificado de 12 horas, emitido pelo Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima). O I Seminário de Educação Especial é uma realização da Seed, por meio do Depe e apoio do Centro Universitário Claretiano, UFRR, CNE (Conselho Nacional de Educação) e Tickphone.

Segundo dados do Censo Escolar da Educação Básica, a rede estadual de ensino possui hoje 1.340 estudantes inclusos matriculados nas escolas da capital e interior. Para um melhor atendimento aos estudantes, a Seed disponibiliza professor auxiliar, profissionais de apoio escolar (cuidador) e também intérprete de libras.

PALESTRANTES

O seminário contará com a participação de Suely Melo de Castro, conselheira do CNE (Conselho Nacional de Educação), que abordará as “Novas Diretrizes da Política Nacional da Educação Especial”, além de Renata Fantacini, do Claretiano/SP, que falará sobre “Educação Básica na perspectiva da Educação Inclusiva”.

Já Adriane Melo Menezes, representante do MEC (Ministério da Educação), abordará sobre a “Avaliação da Aprendizagem na Educação Especial”. O Seminário contará ainda com mesa redonda com o tema “Desafios e Soluções para a efetividade da Inclusão”.

Além das palestrantes já citadas, a mesa redonda contará com a participação da secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, tendo como mediadora a professora Stela Damas, diretora do Ceforr.