Educação indígena conta com ações inovadoras na rede pública de Alagoas

Alagoas

20.04.2022

Os povos indígenas são os povos originários do nosso país, os verdadeiros descobridores da nossa terra. Nesta terça-feira, 19 de abril, é celebrada a resistência indígena em todo o país. O governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promove uma série de investimentos inéditos e ações que elevam o patamar da qualidade da educação indígena no estado, preservando suas culturas e tradições.

Pela primeira vez na história da educação de Alagoas, foi realizado o PSS (Processo Seletivo Seriado) e o concurso público com vagas destinadas aos povos indígenas. Para o PSS, foram ofertadas 298 vagas de professores das disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa, Matemática, História, Artes, Educação Física, Ensino Religioso, Química e Geografia para atuarem tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio, além de professores de educação infantil e auxiliar de sala. Já para o concurso, foram 261 oportunidades para contratações efetivas.

Cada setor das escolas são preparados e otimizados para melhoria da educação da população indígena e com a merenda não é diferente. Esse ano, a novidade foram os cardápios adaptados para as escolas indígenas, que é um direito assegurado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que inclui opções mais ricas em raízes e preparos cozidos, bem como priorizam os costumes na preparação dos alimentos.

“O cardápio foi construído com base no diálogo com todos os gestores das escolas indígenas estaduais, onde foram observados os hábitos alimentares comuns nessas unidades e também sugestões dos próprios estudantes e funcionários como, por exemplo, o mungunzá salgado, que foi proposto por uma manipuladora de alimentos indígena, e pela primeira vez foi adicionado ao cardápio”, explica a nutricionista e supervisora de Programas e Projetos do Núcleo de Nutrição Escolar da Seduc, Raquel Vasconcelos.

A estruturação das instituições de ensino também é uma das estratégias para garantir uma educação de qualidade para o povo indígena. Desde 2019, em todo o estado, duas unidades escolares foram concluídas, sendo uma em São Sebastião e uma em Pariconha, outras duas estão em construção, na Serra do Capela e em Palmeira dos Índios e, outras 13 estão em processo de licitação. Em todo o estado, oito escolas indígenas estão em reforma e serão finalizadas nos próximos meses, beneficiando as comunidades dos municípios de Feira Grande, Porto Real do Colégio, Joaquim Gomes e Palmeira dos Índios.

“Esse novo momento da educação de Alagoas, sustentado pelo maior investimento da história do setor no estado, é para todos, incluindo a educação indígena. Respeitando a tradição, a cultura e valorizando toda a riqueza proporcionada pelos povos originários do país, nós conseguimos não só manter esses alunos em sala de aula, mas propagamos a sua identidade e a valorizamos, tornando a educação um solo fértil para o futuro dessas gerações”, ressalta o secretário de Estado da Educação, José Márcio de Oliveira.