Professores indígenas da rede estadual participam de seminário voltado aos desafios da educação nas comunidades

Roraima

19.02.2024

A abertura oficial do ano letivo de 2024 na rede estadual de ensino é marcada por formações continuadas para os professores. Após o sucesso da Jornada Pedagógica, que reuniu mais de 3,5 mil docentes, aconteceu nesta quinta, 15, e sexta-feira, 16, o Seminário Educacional Indígena, que reuniu mais de 700 docentes.

O evento aconteceu no Forródromo do Parque Anauá, com o tema central “Novas Identidades e Novos Saberes no contexto da educação escolar indígena articulando o planejamento e as práticas pedagógicas para o Ensino Fundamental de 6º ao 9º Ano, Ensino Médio e EJA”.

“O Seminário Educacional Indígena é o momento de planejar para o ano letivo de 2024. As aulas já iniciaram e este é mais um momento para discutir sobre educação para colocar em prática a melhor forma de atender aos nossos alunos”, disse o governador do estado de Roraima, Antonio Denarium.

Todos os participantes receberão certificados de participação. Os professores tiveram a oportunidade de conferir palestras, rodas de conversa e relatos de experiências com educadores renomados do Estado.

O secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita ressaltou a importância de trabalhar temas relevantes para a educação escolar indígena fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem.

“Queremos dizer que, este planejamento que estamos traçando hoje para 2024 tem o intuito de levar uma educação de excelência e qualidade para os povos indígenas e não indígenas. Temos certeza que com esse planejamento, a dedicação dos professores e todo o empenho da coordenação pedagógica, faremos um estado de Roraima cada dia melhor”, acrescentou.

O Seminário Educacional Indígena, realizado pelo Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) contou com a parceria com a Opirr (Organização dos Professores Indígenas de Roraima) e a regência do Ceforr (Centro Estadual de Formação de Profissionais da Educação de Roraima).

“O Seminário é de fundamental importância porque vai ampliar o nosso conhecimento, traz o reflexo para o aluno, tanto para professores quanto para coordenadores”, disse a professora e coordenadora de centro regional Sheila dos Santos.

JORNALISTA: Layse Menezes   

FOTOGRAFIA: Fernando Oliveira

--