Educação lança plataforma educacional de língua inglesa

Paraná

26.10.2021

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) lançou nesta terça-feira (26) o programa Inglês Paraná, projeto que consiste em uma plataforma educacional de língua inglesa, disponível para até 420 mil estudantes da rede estadual de ensino, do 6º ano até o ensino médio, e para mais de 4 mil professores da disciplina. Somando um investimento de R$ 12,9 milhões, o programa começou a ser implementado em setembro, como projeto-piloto.

A plataforma é autoinstrutiva (o estudante pode, quando quiser, acessar o conteúdo e realizar as atividades), pode ser acessada nos modos on-line e off-line, além de contemplar todos os níveis de proficiência, desde o básico até o avançado. Ao realizar o primeiro acesso, o aluno faz um teste de proficiência; o sistema, então, identifica qual nível é o mais apropriado e aloca o estudante automaticamente.

“O programa nos ajuda a entender como funciona o inglês corporativo, para usar em entrevistas de emprego, por exemplo. Também ajuda muito no speaking, porque com o reconhecimento de voz da plataforma, fica muito mais fácil de entender os pontos fracos na fala e ajustá-los”, conta a estudante Joana Ladislau Brandão, de 17 anos, que cursa o 3º ano do ensino médio no Colégio Estadual Visconde de Guarapuava, no município de Guarapuava. “O inglês será muito importante no meu futuro profissional, porque quero fazer Medicina, então, é muito importante que eu domine o idioma para ler artigos científicos e participar de congressos e cursos internacionais”, comenta.

Joana participou do evento de lançamento do programa, nesta terça-feira, e fez um bate-papo em inglês com sua professora, Carolina Merisio Ferreira. "O programa coloca os estudantes em um lugar de igualdade na busca por oportunidades profissionais e de estudo", disse a professora. "O professor, dentro desse projeto, se vê como mediador. Isso coloca o aluno em um papel de autonomia, de protagonismo."

O secretário da Educação, Renato Feder, também esteve presente no evento e destacou como o programa auxiliará o estudante a ingressar no mercado de trabalho. “Criamos o Inglês Paraná visando preparar nossos estudantes para os desafios contemporâneos, para um mercado de trabalho que busca, cada vez mais, profissionais capazes de se comunicar em um mundo globalizado”, afirmou. "A gente quer vocês, alunos, falando inglês, escrevendo bem, sabendo programar, aprendendo matemática e a administrar seu dinheiro. É por isso que estamos oferecendo programas como o Inglês Paraná, o Redação Paraná, o EduTech, a Matemática Gamificada e a Educação Financeira", disse o secretário aos estudantes presentes no evento.

O governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, reforçou que os programas implementados na rede estadual de ensino, assim como o Inglês Paraná, visam capacitar os estudantes e prepará-los para suas trajetórias acadêmicas e profissionais. "Estamos fazendo aquilo que os países desenvolvidos fizeram. Somos o único estado com uma plataforma de inglês como essa, com Educação Financeira e kits de robótica em escolas públicas", afirmou. "Temos que preparar nossos alunos para o mundo e garantir que eles tenham, na na escola, aquilo que for necessário para buscar as melhores oportunidades."

Conteúdo da plataforma — O programa segue as habilidades propostas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), pelo currículo paranaense e pelo Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR) — padrão europeu usado para medir o nível de compreensão e expressão oral e escrita em um idioma.

Anderfabio Oliveira dos Santos, chefe do Departamento de Desenvolvimento Curricular da Seed-PR, conta que a ferramenta é focada no estudante, com atividades dinâmicas divididas em seis níveis. “A plataforma favorece o desenvolvimento das habilidades de escuta e de oralidade, que são essenciais para a aprendizagem da língua”, destaca.

Compra de computadores — Para fornecer à rede estadual a estrutura necessária para participar do Inglês Paraná e de outros programas da Seed-PR, a pasta adquiriu, neste mês, 8.827 computadores — um investimento de R$ 34,4 milhões, atendendo 481 escolas.

Presenças — Estiveram presentes no evento de lançamento do Inglês Paraná o governador, Carlos Massa Ratinho Junior; o vice-governador, Darci Piana; o secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva; o secretário da Educação, Renato Feder; o CEO da English First Corporation Education, empresa que desenvolveu a plataforma, Eduardo Santos; e os deputados estaduais Hussein Bakri, Maria Victoria, Cristina Silvestre, Marcel Micheletto e Dr. Batista.