Educação lança série de vídeos Bem-Estar do Professor

Saúde do professor

29.07.2021

Texto e fotos: Clícia Araújo/SEE


A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Formação e Assistência Educacional, oferece aos professores da rede estadual a série de vídeos Bem-Estar do Professor. O lançamento se deu na manhã desta quinta-feira, 29, na Escola de Ensino Fundamental Almada Brito, localizada no bairro Calafate, em Rio Branco.

O evento beneficiou os professores e equipe gestora da escola, e toda a comunidade escolar foi atendida com os serviços de aferição de pressão arterial, teste rápido de glicemia e atendimento clínico com o médico Roney Firmino.

A equipe do Projeto Corpo, Mente e Voz é composta por: médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, educadores físicos e fisioterapeutas. Foto: Clicia Araújo/SEE

“O médico é maravilhoso, muito atencioso e eu quero continuar tendo acompanhamento com ele. A equipe de enfermagem também é boa e competente. Fui bem atendida, me senti contemplada com esta ação”, declarou a servidora Leiliane Fernandes.

A série é resultado das ações desenvolvidas pelo Projeto Corpo, Mente e Voz, inserido no plano de governo do governador Gladson Cameli, no eixo Educação, ainda no período de campanha, com objetivo de cuidar da saúde dos professores, nas suas várias dimensões.

“O projeto Corpo, Mente e Voz se propõe a trabalhar com uma equipe multiprofissional, então temos médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, educadores físicos e fisioterapeutas, e queremos crescer muito mais para cuidar da saúde dos nossos profissionais e principalmente, preventivamente”, pontuou a chefe do Departamento de Formação e Assistência Educacional, Lídia Cavalcante.

Os vídeos estarão disponíveis a partir do dia 4 de agosto, por meio da plataforma https://educ.see.ac.gov.br/ Foto: Clícia Araújo/SEE

A série foi planejada e realizada por profissionais de diversas áreas do conhecimento relacionadas à saúde, que compõem a equipe do projeto.

“Agradeço por esse trabalho que tem sido oferecido para a nossa escola, um projeto maravilhoso. Esse apoio tem sido fundamental para a nossa escola e para a comunidade escolar”, concluiu a coordenadora de Ensino, Gabriela Martins.

Os vídeos têm como temáticas a alimentação; exercícios físicos, tanto para o ambiente de trabalho, quanto para execução fora desse ambiente; escrita terapêutica; cuidado com a voz, principal instrumento de trabalho do professor; e o autocuidado com as emoções.

O lançamento aconteceu na Escola de Ensino Fundamental Almada Brito. Foto: Clícia Araújo

“O projeto Corpo, Mente e Voz está passando por adaptação devido ao contexto de pandemia que exige alguns cuidados. A ferramenta que nós utilizamos é a EaD e a série nasce com o propósito de produzir conhecimento multiprofissional relacionado à saúde e chegar até os professores”, pontuou o psicólogo Ocimar Mendes.

Para cada vídeo foi elaborado um ebook e, da Escrita Terapêutica, um workbook, que serão disponibilizados na plataforma https://educ.see.ac.gov.br/. Neles, todos os professores da rede estadual de ensino terão o conteúdo completo dos assuntos abordados nos vídeos a partir do dia 4 de agosto e poderão acessar e usufruir dos conhecimentos disponibilizados sobre autocuidado.

Foto: Clícia Araújo/SEE

Foto: Clícia Araújo/SEE

Foto: Clícia Araújo/SEE

Foto: Clícia Araújo/SEE

Foto: Clícia Araújo/SEE

Foto: Clícia Araújo/SEE

Foto: Clícia Araújo/SEE

Foto: Clícia Araújo/SEE

Foto: Clícia Araújo/SEE

Foto: Clícia Araújo/SEE

Foto: Clícia Araújo/SEE

Foto: Clícia Araújo/SEE