Educação leva projeto de prevenção à gravidez na adolescência às escolas estaduais do Acre

Acre

29.09.2023

Com a meta de reduzir a evasão escolar causada pela gravidez não planejada entre as jovens estudantes, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) promove, há oito anos, o projeto Educação para Prevenção em escolas estaduais de ensino fundamental anos finais e ensino médio. Em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), o projeto já alcançou 18 municípios e pretende cobrir todo o estado.

Na tarde desta quinta-feira, 28, a Escola Armando Nogueira, de Rio Branco, sediou uma palestra para estudantes das segundas e terceiras séries do ensino médio, junto a professores. Alyne Brandão, coordenadora do projeto, destacou: “Buscamos o desenvolvimento pleno e saudável desses adolescentes, abordando a prevenção das ISTs [infecções sexualmente transmissíveis] e os métodos contraceptivos”.

O projeto aborda diversas temáticas relacionadas à sexualidade na adolescência, como planejamento reprodutivo, prevenção a infecções sexualmente transmissíveis e também à violência sexual, entre outros aspectos. Para atingir o objetivo, são realizadas palestras e rodas de conversa com alunos, professores e coordenadores.

Alunos como Eduardo Mendes, do 2º ano da Escola Armando Nogueira, reconhecem a importância do projeto: “O que mais me chamou atenção foi realmente a questão das ISTs, porque de várias eu já tinha conhecimento, mas não sabia a diferença, por exemplo, entre aids e HIV. É bom ter essa informação para ficar alerta”.

O projeto busca enriquecer os tópicos já abordados no currículo escolar, incluindo as eletivas de Projeto de Vida do Ensino Médio, com novas estratégias e dinâmicas.

Texto e foto: Clícia Araújo