Educação leva robótica educacional para o interior do estado

Acre

06.10.2023

A Robótica Educacional, antes restrita às escolas estaduais da capital, agora se expande para o interior do estado graças ao Departamento de Inovações da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE). Com exposições de objetos inteligentes, minicursos e oficinas, a SEE estabeleceu a meta de atender 100% dos municípios do Baixo Acre até novembro de 2023, com apenas Senador Guiomard e Capixaba pendentes. Até 2026 todos os municípios serão contemplados.

A exposição de objetos inteligentes introduz os alunos ao mundo da robótica, incentivando o interesse pela tecnologia desde cedo. As oficinas de automação e robótica permitem que os estudantes criem aplicativos, controlando luzes e dispositivos com seus dispositivos móveis.

Os minicursos ensinam a usar um simulador online, com parte presencial e online, usando kits de robótica. Além disso, o curso completo oferece kits às escolas, permitindo que os alunos trabalhem de casa, com módulos virtuais pelo Google Meet, preparando-os para competições de robótica.

Anderson Melo, chefe do Departamento de Inovações, destaca que a robótica desenvolve habilidades críticas, criativas e colaborativas, não apenas conhecimento técnico.

A equipe do Núcleo de Robótica esteve em Plácido de Castro atendendo as escolas José Francisco da Silva e a Franklin Roosvelt na manhã, desta quarta-feira, 5, e no período da tarde, a escola João Ricardo de Freitas.

Alunos da escola João Ricardo, desenvolveram um secador de mãos e vão expor na Viver Ciência que acontece nos dias 13, 14 e 15 de dezembro em Rio Branco.

Davi Alves, aluno do 1º ano, expressa sua empolgação: "Nosso projeto nasceu das aulas de robótica, e estamos ansiosos para representar nossa escola na Viver Ciência. Esse secador será útil no banheiro da escola."

A equipe do Centro de Robótica atendeu a Escola José Francisco da Silva e a Escola Franklin Roosevelt na manhã desta quarta-feira, 4, em Plácido de Castro e à tarde a João Ricardo de Freitas.

Por: Clícia Araújo

Foto: Mardilson Gomes