Educação mobiliza servidores em evento alusivo ao Outubro Rosa

Tocantins

20.10.2021

Servidores da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) encontraram-se nesta quarta-feira, 20, na sede da Pasta, para participar de atividades alusivas ao Outubro Rosa, voltadas para conscientização e diagnóstico precoce do câncer de mama. Na ocasião, além de palestra sobre a temática foram realizadas apresentações culturais.

A mobilização, conforme destacou a titular da Seduc, Adriana Aguiar, visa sobretudo despertar, entre os profissionais, o autocuidado e o autoconhecimento. "A luta contra o câncer de mama é uma luta de todos nós, homens e mulheres. Por meio do compartilhamento de informações, conseguiremos fortalecer o tratamento precoce do câncer de mama", pontuou.

A enfermeira Kívia Kristina de Paula Pessoa, especialista em cuidados intensivos, reforçou a importância da quebra de paradigmas no que se refere à prevenção do câncer de mama.  "Embora os índices sejam menores, o câncer de mama também atinge homens, o Outubro Rosa é, assim, uma mobilização de toda a sociedade", ressaltou.

A profissional de saúde destacou ainda a importância do autoconhecimento. "É importante termos um momento para nos olharmos, nos vermos. Pelo menos uma vez ao mês. Qualquer tipo de mudança e a prevalência dessas alterações são alertas para buscarmos um profissional de saúde, lembrando que cada corpo é um corpo e cada situação precisa de um tratamento, que deve ser indicado pelo médico", chamou a atenção.

Outubro Rosa

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada, anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.