Educação no Território do Sisal ganha destaque em agenda estadual com entregas, anúncios e modernização de escolas

Bahia

12.01.2026

A agenda do Governo do Estado deste sábado (10), no Território do Sisal, foi marcada por anúncios e entregas em áreas como Infraestrutura, Saúde, Desenvolvimento Rural, Segurança Pública e Educação, com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária da Educação da Bahia, Rowenna Brito. As atividades começaram pela manhã, em Barrocas, e foram encerradas à tarde, em Biritinga.

Na oportunidade, o governador Jerônimo reafirmou a Educação como prioridade estratégica e destacou os investimentos como instrumentos de transformação social e redução de desigualdades históricas. “Investir em educação no interior é fortalecer comunidades inteiras e construir uma Bahia mais justa. É este compromisso que nos faz começar 2026 com ações concretas nos municípios”.

Rowenna Brito ressaltou que os anúncios e entregas fazem parte de uma política contínua de fortalecimento da rede estadual. “Cada entrega e cada anúncio reforçam nosso compromisso com uma educação pública que acolhe, cuida e amplia as possibilidades de aprendizagem, com escolas mais estruturadas, ambientes pedagógicos qualificados e condições reais para o desenvolvimento dos estudantes”, declarou.

Em Barrocas, a comitiva estadual anunciou a ampliação e modernização do Colégio Estadual de Barrocas, com a criação de novos espaços pedagógicos, como teatro, restaurante estudantil e campo society, e a ampliação de salas, criando condições para a implantação do ensino em tempo integral e o fortalecimento do Ensino Médio regular, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do curso técnico em Meio Ambiente. Em Biritinga, foi inaugurada a modernização do Colégio Estadual de Tempo Integral de Biritinga, com teatro, restaurante estudantil, quadra poliesportiva coberta e vestiários. O governador e a secretaria também entregaram um ônibus escolar.

Ao comentar os investimentos, o diretor da unidade escolar de Biritinga, Mário Tierries, destacou os impactos positivos para a comunidade escolar. “Os anúncios e as entregas representam novas possibilidades de aprendizagem, cuidado com os estudantes, fortalecimento do bem-estar e ampliação da relação da escola com a comunidade”.

Férias na Escola

Outro ponto de destaque da agenda foi a confirmação do projeto Férias na Escola, que garante a abertura das unidades estaduais durante o recesso, com oficinas e atividades educativas, culturais e esportivas, beneficiando mais de quatro mil estudantes no Território do Sisal. Ao abordar o tema, Rowenna Brito destacou, também, o período de matrícula da rede estadual, de 12 a 20 de janeiro, que será realizada de forma on-line. “Manter as escolas abertas durante as férias e garantir um processo de matrícula simples e acessível significam assegurar que a educação esteja presente o tempo todo, fortalecendo vínculos, estimulando a permanência e assegurando um futuro de oportunidades para jovens e adultos da rede estadual”, afirmou.

O estudante Fernando Santana de Oliveira Júnior, 17 anos, cursa a 3ª série do Ensino Médio, no Colégio Estadual de Barrocas. Ele acha a iniciativa inovadora. Para ele, a proposta de incluir esportes e atividades de interesse dos alunos, como a capoeira, que está em ascensão na cidade, e o voleibol, que tanto aprecia, é excelente. “A perspectiva de desfrutar dessas atividades nas férias, com meus amigos, é  atraente. Também apreciei a inclusão de teatro, comunicação e futsal. Costumamos ficar em casa, sem muitas opções de lazer, e este projeto oferece uma alternativa valiosa, especialmente por permitir que eu pratique voleibol, esporte que tanto me agrada”, comemorou.

Ao avaliar o conjunto das ações na região, a diretora do Núcleo Territorial de Educação do Sisal (NTE 4), Analene Ferreira da Silva, ressaltou que as presenças do governador e da secretária consolidam uma política educacional integrada. “São investimentos que articulam infraestrutura, alimentação escolar, programas de permanência, como o Férias na Escola, e ações pedagógicas voltadas à melhoria da aprendizagem e à transformação da vida dos estudantes”, declarou.

Fonte: Tita Moura - Ascom/SEC

Crédito Foto: André Fofano