Educação do Paraná premia 123 vencedores da Olimpíada de Matemática da rede estadual

Paraná

14.09.2023

Os 123 alunos que conquistaram medalhas de ouro na Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (Omap) foram homenageados e premiados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, nesta terça-feira (12), em evento realizado em Foz do Iguaçu, na região Oeste. 

Além das medalhas, os vencedores foram contemplados com um curso de imersão em Matemática, que acontece até o dia 14 de setembro (quinta-feira), também em Foz do Iguaçu. Os estudos abrangem oficinas de lógica, álgebra, números, medidas, grandeza, geometria e tratamento da informação.   

Os estudantes também garantiram vaga na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBM), a ser realizada em outubro. A Omap reuniu todos os alunos do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio da rede estadual, que fizeram a Prova Paraná, no fim de abril. No total participaram da Olimpíada 867.285 alunos. Os medalhistas venceram a etapa final, que foi disputada por 4,5 mil estudantes.

A Omap é realizada pela Secretaria da Educação, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e busca contribuir para a melhoria da proficiência dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. 

“É uma alegria fazer essa entrega aos vencedores da Omap. As medalhas premiam toda a dedicação e o esforço que os estudantes tiveram nesse processo. São todos vencedores por terem se desafiado ao longo da Olimpíada", afirmou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. "Para nós, é muito importante também podermos levar o conhecimento da Matemática para todo o Estado”.

O encontro em Foz também teve a participação do representante da Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM), Samuel Barbosa Feitosa, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

 

DESAFIO – Para Fernanda Valentina Kraiczyi Bueno, 11 anos, do Colégio Estadual Cívico-Militar José Elias da Rocha, de Ponta Grossa, a expectativa é grande para os próximos desafios “O aprendizado da Matemática abre portas para muitas carreiras e acredito que este foi o primeiro passo para  novas conquistas que estão por vir”, disse. 

“Foi a primeira vez que participei de uma olimpíada e já ganhei uma medalha e um curso. Estou muito feliz. Não foi fácil, mas me concentrei bastante e isso foi o que me ajudou a ter um bom resultado”, contou Mario Yudi Benício Teodoro, de 11 anos, do 6º ano, também do Colégio Cívico-militar de Ponta Grossa.

 

OMAP – Até o resultado final, os participantes da Olímpiada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná vivenciaram uma verdadeira maratona de estudos. Do total de 867.285 participantes, 106.614 passaram para a segunda fase (em torno de 10%), que aconteceu no mês de junho. Já os 4,5 mil alunos que chegaram à final fizeram as provas entre 31 de julho e 4 de agosto.

Além de contribuir para a melhoria da proficiência dos estudantes em Matemática, a Olimpíada também potencializa a aprendizagem relacionada ao componente, envolvendo unidades temáticas do currículo (geometría, álgebra, números, grandezas e medidas, probabilidade e estatística).A Omep envolve estudantes de todo o Estado, do ensino fundamental - anos finais (6º, 7º, 8º e 9º anos) e ensino médio (1ª, 2ª e 3ª séries), tanto do ensino regular quanto das escolas de tempo integral