Governo de Sergipe e representantes dialogam sobre ensino técnico na rede estadual

Sergipe

15.12.2021

Representantes do setor produtivo, de instituições privadas, gestores da educação, professores e alunos da Educação Profissional reuniram-se nesta sexta-feira, 10, no Centro Estadual de Educação Profissional Professora Neuzice Barreto, em Nossa Senhora do Socorro, para debater as possibilidades de parcerias e expansão do ensino técnico na rede estadual. O “Encontro do Setor Produtivo com a Educação Pública, Profissional e Tecnológica de Sergipe” é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), que visa estreitar as relações com o setor produtivo do Estado, contando com o apoio dos parceiros externos Itaú Educação e Trabalho, Instituto Natura e Peers. 

A programação contou com a palestra “Novas habilidades no mundo do trabalho pós-pandemia”, conduzida por Roger Barros, coordenador do Movimento Inova+ Sergipe /CEO Cluster IT/ fundador e diretor executivo Chip Aracaju; além de mesa de debate com a participação de representantes de associações, cooperativas, empresas, fundações e federações, e outra mesa com representantes de instituições parcerias da Seduc, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Instituto Federal de Sergipe (IFS), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, fez a abertura oficial e falou do objetivo do evento. “Nós queremos dialogar com quem precisa dos serviços da educação básica e da educação como um instrumento de desenvolvimento econômico, pessoal e social; precisamos dialogar com o mundo do trabalho, do empreendedorismo e do conhecimento. É nessa cadeia que está estruturado o nosso esforço de ouvir os convidados, os parceiros e as instituições desse setor para construirmos pontes que ajudem a impulsionar os projetos de vida dos nossos estudantes, ampliando os horizontes e cenários para que eles tenham esperança e trajetórias vitoriosas em suas vidas”, disse ele, que na ocasião assinou a portaria que institui o Comitê de acompanhamento e implementação da Política Estadual de Educação Profissional EPT e Tecnológica (PEEPT) de Sergipe.

Liderando a frente de trabalho para a expansão da EPT na rede estadual de educação, juntamente com o Departamento de Educação (DED), o superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana, destacou que a Educação Profissional é uma forma de dar autonomia ao estudante naquilo que ele se propôs a fazer, ao optar por uma formação tecnológica. “E é isso que a gente quer. Essa é a demanda que a gente está priorizando. Nossa capacidade de matrícula em todo o estado está em torno de 3 mil vagas, então temos um desafio enorme para seguir e isso não se faz se a gente não tiver uma rede de parceiros, que não só visualizem aquilo que está acontecendo, mas também que participe das atividades e movimento de construção”.

A aluna Sathyla Aguiar, que está concluindo o ensino médio em tempo integral - integrado ao curso de Automação Industrial - ,  mostrou-se entusiasmada com o evento. Para ela, “é uma grande oportunidade para mostrarmos nossa escola, a capacidade de nós, alunos, a demanda que está tendo hoje para curso, capacitação técnica, além de investimentos para que todas as escolas de educação profissional possam capacitar mais pessoas”, declarou a jovem.

Outro estudante que estava bastante empolgado era Joã Almeida, que também vai concluir o ensino médio integrado ao curso de Automação Industrial este ano. “Estamos felizes em abrir a nossa escola para que todos possam conhecer a nossa estrutura e o que é oferecido aqui. Concluir o ensino médio tendo formação técnica é uma oportunidade extremamente significativa. Todos nós sairemos daqui com uma profissão e prontos para o mercado de trabalho”, disse ele.

Geração de oportunidades

Empresário do ramo têxtil de Itabaianinha, Jairo Carvalho parabenizou a iniciativa do Governo do Estado. “Vejo como uma estratégia bastante positiva. Além de estudar e de estar na escola, o jovem também pode estar inserido no mercado de trabalho. Mas é importante destacar que para qualquer área de atuação é preciso estudo”, afirmou ele, ressaltando o potencial de produção da sua indústria. “Temos o que há de mais moderno em equipamentos no ramo de confecção, o que tem na China temos aqui. Fabricamos de tudo: camisas, blusas e calças. Itabaianinha está de portas abertas para fazer parceria com vocês”, completou ele, ao participar da mesa de debate.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SE), Fernando Dória, também elogiou a estratégia do governo em se aproximar do setor produtivo a fim de gerar mais oportunidades para os jovens sergipanos. “A gente sabe que o meio acadêmico é muito importante, mas a prática de trabalho no dia a dia, da formação intelectual e da dignidade de ter seu trabalho é muito importante também. E o nosso setor tem um leque de opções muito grande. As pessoas veem os bares e restaurantes só como um setor para garçons, ou para área de cozinha, mas a gente tem setor administrativo; a gente tem caixa, logística de produtos, marketing; portanto, é um setor amplo e de muita diversidade de oportunidade”.

Convidado para debater a EPT, o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Rodrigo Rocha, assegurou que "eventos como esse são muito importantes porque se consegue fazer a conexão entre a educação e o mundo profissional, o mundo do trabalho. Esse evento é fundamental para ouvir as demandas do setor empresarial, entender os desafios e as dificuldades das escolas, e em cima disso a gente conseguir fortalecer a nossa educação e desenvolver o Estado”. 

Os parceiros externos da Seduc, que vêm apoiando a rede estadual no desenvolvimento de projetos para a EPT, também participaram do encontro. A gerente de implementação do Itaú Educação e Trabalho, Cacau Lopes, que estava acompanhada da representante do Instituto Natura, Anita Gea Martinez Stefani, afirmou que “uma das premissas dessa parceria éapoiar aexpansão e qualificação da educação profissional e tecnológica para que a gente consiga oportunizar situações que promovam igualdade de oportunidade para nossas juventudes aqui no Brasil”, concluiu.