Educação Profissional oferece mais de 22 mil vagas para o ano letivo de 2022

Rio Grande do Sul

19.11.2021

A Educação Profissional da Rede Estadual possui 157 escolas por todo o RS, dentre elas, 25 técnicas agrícolas e duas de agronegócios. Atualmente, estão sendo ofertadas mais de 22 mil vagas para o ano letivo de 2022 em 63 cursos técnicos (confira a lista aqui). Além disso, com o intuito de modernizar os currículos, qualificar o ensino e alinhar o conhecimento ao potencial econômico das regiões do Estado, a Secretaria da Educação do RS (Seduc), por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suepro), reformulou quatro destes cursos: agropecuária, informática, administração e eletrotécnica. As inscrições para os cursos seguem até o dia 28 de novembro e podem ser feitas pelo site da Seduc. 

PARA SE INSCREVER NOS CURSOS TÉCNICOS, CLIQUE AQUI

Juntos, os quatro cursos readaptados atingem 77% de todas as matrículas. Essa iniciativa está sendo realizada em parceria com o Itaú Educação e Trabalho e a Peers Consulting, sendo que os currículos serão atualizados até o fim do ano juntamente do corpo docente e coordenadores desses cursos. O projeto está sendo elaborado desde agosto de 2021.  

Conforme o superintendente de Educação Profissional, Frederico Cardoso Guedes, as mudanças foram tomadas com base em evidências por meio de um modelo de adesão pedagógica e econômica juntamente com a revisão da matriz curricular de 309 cursos técnicos. “É muito importante esse alinhamento dos cursos técnicos ao potencial econômico e ao interesse dos estudantes. Atende ao universo do trabalho e, ao mesmo tempo, aos estudantes. Essa estruturação de longo prazo gerará riqueza nas diversas regiões, pois criará nas empresas locais a confiança para se aproximarem das escolas e poderem investir e empregar mais jovens”, destaca.

Ainda, de acordo com o superintendente, a reformulação das matrizes de competência será completa em todos os cursos oferecidos, mas de forma planejada e em parceria com as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). “Teremos, nos próximos anos, a modernização de outros cursos que compõem os eixos tecnológicos ofertados pela Suepro e que são estratégicos para o desenvolvimento do nosso Estado”, reitera. 

A Rede Estadual da Educação Profissional possui 157 escolas, localizadas em regiões pontuais do Estado, dentre elas, 25 técnicas agrícolas e duas de agronegócios. Atualmente são ofertados 63 cursos técnicos de nível Médio para 25.238 alunos. Eles podem ser desenvolvidos nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio podendo a primeira ser integrada ou concomitante a essa etapa da Educação Básica, ou seja, o aluno o aluno pode ingressar em um curso técnico quando concluir o Ensino Fundamental (Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio), enquanto cursa o Ensino Médio (concomitante ao Ensino Médio) ou após a conclusão do Ensino Médio (subsequente).

Saiba quais são os cursos técnicos oferecidos pela Rede Estadual no site educacao.rs.gov.br/suepro ou diretamente nas instituições de ensino.