Tocantins
23.05.2025A Secretaria de Estado de Educação do Tocantins (Seduc) em parceria com Universidade Federal do Tocantins (UFT) de Porto Nacional promoveu nesta quinta-feira, 22, a “Formação de Educação Bilíngue de Surdos, Ensino de Libras na Educação Básica e Formação de Lideranças Surdas”, que aconteceu no Auditório do Colégio Estadual João d’ Abreu, em Dianópolis.
A formação tem como objetivo capacitar professores e profissionais da educação, proporcionando reflexões para produção de material didático relativo ao ensino de Libras na Educação Básica. Durante a oficina os participantes tiveram conhecimento sobre a história da comunidade surda, além de debater sobre estratégias de práticas que poderão ser desenvolvidas no âmbito escolar para todos os estudantes.
De acordo com a técnica pedagógica de Educação Especial da Seduc, Lucrécia Gonçalves, a parceria entre Seduc e UFT destaca o compromisso institucional com a garantia dos direitos educacionais das pessoas surdas. “A formação fortalece não apenas a educação bilíngue, mas também o desenvolvimento de uma comunidade escolar mais consciente, sensível e preparada para promover a diversidade e o respeito às diferenças, contribuindo para a construção de práticas pedagógicas mais inclusivas, que consideram as necessidades específicas dos estudantes”, afirma.
Para a técnica pedagógica de Educação Especial da Seduc, Gabriela Almeida Araújo, essa iniciativa é um marco significativo para a educação de Dianópolis. “Essa formação contribui diretamente para a construção de uma educação pública de qualidade, inclusiva e capaz de transformar realidades, preparando educadores para oferecer um ensino que respeite e potencialize a aprendizagem dos estudantes surdos em sua totalidade”.
A coordenadora pedagógica da Escola Especial Colibri, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Maria José Ferreira, revela que foi uma grande satisfação participar da capacitação. “Tive a oportunidade de aprender um pouco da Educação Bilíngue de Surdos e gostei muito da dinâmica em grupo, me senti à vontade para fazer parte do processo da atividade prática. Como professora, estou muito grata com a contribuição da formação para minha vida profissional”.
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins