Educação promove formação sobre ensino híbrido e aprendizagens essenciais

Tocantins

07.10.2021

Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

A formação ‘Ensino Híbrido - aprendizagens essenciais e avaliação diagnóstica’ foi realizada na manhã desta quinta-feira, 7, pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). O evento tem como objetivo apresentar os aspectos pedagógicos relacionados à elaboração da avaliação diagnóstica para subsidiar o retorno presencial dos estudantes. 

A formação, destinada aos secretários municipais de Educação e aos assessores da Assessoria de Apoio aos Municípios (Asmet) nas Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes, ocorreu por meio do canal oficial TV Seduc Tocantins, no YouTube, onde também ficará disponível para acesso.  Na ocasião, também foram apresentados detalhamentos do processo de elaboração da avaliação com o passo a passo da utilização das ferramentas Forms e google drive.

A avaliação, a ser desenvolvida, direciona-se ao ensino fundamental, do 1º ao 6º ano e conta com questões de Língua Portuguesa e Matemática, em que tanto a rede estadual, como a municipal, poderão utilizar seus resultados para subsidiar o planejamento do professor, orientando o trabalho junto aos estudantes, considerando o grau de dificuldade de aprendizagem conforme diagnóstico.

Para a titular da Seduc, Adriana Aguiar, a formação é extremamente importante, pois possibilita que as redes estadual e municipais troquem experiências e direcionem o ensino híbrido da melhor forma possível em meio aos desafios da pandemia. “A proposta é que cada município desenvolva seu formulário diagnóstico e avalie os dados coletados, a fim de traçar um plano híbrido de aprendizagem adequado aos seus estudantes. Nossa prioridade é que esse trabalho, articulado entre as gestões, contribuam para uma educação de qualidade para todos os estudantes do Tocantins”, destacou.

A gerente de Currículo e Avaliação da Aprendizagem da Seduc, Celestina Maria Pereira de Souza, reforçou a importância de se considerar os diferentes graus de dificuldade no planejamento do ensino híbrido. “A avaliação ajuda na identificação do que deve ser trabalhado de forma presencial e não presencial, considerando os graus de dificuldade dos componentes curriculares e as aprendizagens essenciais”, ponderou.

Durante a live, os técnicos da Gerência de Currículo e Avaliação da Aprendizagem da Seduc, Alessandra Quirino Chiarioni e Michael Monteiro Matos, apresentaram aos técnicos das redes municipais de ensino o passo a passo para criar os formulários, a partir da ferramenta Google Forms, e a gerarem a avaliação diagnóstica, bem como a análise e avaliação dos dados, em forma de tabelas e gráficos.