Educação promove I Seminário de Práticas Formativas na Educação Profissional Técnica

Formação

05.09.2025

Durante esta semana, a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, por meio da Gerência Executiva das Escolas Cidadãs Técnicas (GEECT), promoveu por todo estado o I Seminário de Práticas Formativas na Educação Profissional Técnica, destinado aos professores da base técnica da rede estadual. O ciclo de encontros reuniu 497 educadores em três polos: iniciando em João Pessoa, dia 2, passando por Patos, dia 3, e finalizando em Campina Grande, dia 4.

A iniciativa teve como objetivo fortalecer a formação continuada desses profissionais, em sua maioria bacharéis, que passam a receber uma formação pedagógica específica para aprimorar suas práticas em sala de aula. Durante o seminário, os professores puderam compartilhar experiências e apresentar projetos desenvolvidos nas escolas, em áreas como tecnologias e negócios digitais, gestão e empreendedorismo, sustentabilidade e meio ambiente, inovação educacional e cultura e sociedade.

O seminário representa um avanço para a Educação Profissional Técnica no estado. De acordo com Túlio Antunes, gerente executivo das escolas cidadãs técnicas, “a formação envolve um plano especial para professores não licenciados, permitindo que eles tenham a base pedagógica necessária para enriquecer o trabalho em sala de aula. Além das palestras e mesas redondas, os docentes apresentaram experiências e projetos que já vêm transformando o cotidiano das escolas técnicas”, destacou.

A programação contou com palestra do professor Francisco Feccini, do Instituto Itaú, sobre Formação Continuada na Educação Profissional Técnica: um compromisso com a prática transformadora, além de mesas-redondas e grupos temáticos (GTs) com foco em diferentes eixos de atuação.

Para o secretário de Educação, Wilson Filho, a formação fortalece ainda mais a política de valorização da Educação Técnica na Paraíba, que hoje se destaca em âmbito nacional. “O programa Primeira Chance já garantiu estágio para quase 6 mil estudantes, um feito inédito no Brasil e que vem sendo referência para outros estados. Além disso, pela primeira vez, os resultados das nossas escolas técnicas vão compor o principal índice nacional da educação, o que mostra o quanto esse modelo transforma a vida dos estudantes”, ressaltou.