Educação promove reunião com Jovens Protagonistas, Porta Vozes e líderes de Grêmios Estudantis

Tocantins

15.02.2024

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu nesta quinta-feira, 15, um momento de diálogo com jovens estudantes ativos (Grêmio Estudantil, porta-vozes, protagonistas acolhedores, jovens trabalhadores), de Palmas, acompanhados pelos técnicos da Pasta. A reunião integra o planejamento estratégico da Gerência de Apoio ao Protagonismo Juvenil, em parceria com o Instituto Natura, e serão realizadas trimestralmente. 

O objetivo é criar oportunidades para a escuta e a troca de ideias com líderes estudantis, visando a contribuições significativas para as ações voltadas à formação de líderes protagonistas.

A Secretaria da Educação, ao abrir esse espaço de diálogo, reconhece a importância vital da participação ativa dos jovens na definição do rumo da educação, reconhecendo-os como protagonistas fundamentais na construção de uma sociedade mais capacitada e preparada para os desafios do século XXI.

O gerente de Apoio ao Protagonismo Juvenil da Seduc, Júlio Cesár da Rocha, explicou que os estudantes expuseram seus anseios e dúvidas para o exercício da liderança. “Apresentamos nosso calendário de eventos e formações para os líderes estudantis. A escuta envolve ações que os líderes irão realizar, como acolhimento dos estudantes, divulgações dos programas e projetos da Seduc de interesse como o TO no Enem. Apresentamos também o esboço do projeto observatório do protagonismo juvenil”, completou o gerente.

O aluno porta-voz da Escola Estadual Professora Elisângela Glória Cardoso, Jeferson Mizael, disse que foi um dia especial. “Na Gerência de Apoio, tivemos uma reunião de escuta, em que eles nos ouviram, compartilhamos ideias e momentos muito especiais, além de apresentarmos resoluções de problemas. Eu creio que foi muito importante e especial, vai acrescentar na minha escola e na minha vida escolar e também de outros alunos, porque vou compartilhar o que foi discutido aqui”.

A presidente do Grêmio da Escola Estadual Professora Elisângela Glória Cardoso, Clara Cristine, também ressaltou a importância da reunião. “Foi muito importante esse momento de participar de uma reunião de escuta com protagonistas de outras escolas e falar sobre os nossos projetos”.

Seduc/Governo do Tocantins

Edição: Lenna Borges/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Alves/Governo do Tocantins