Educação quilombola e indígena será tema de encontro no Amapá

Seminário

22.05.2018

Por Wellington Costa

O Governo do Estado, através do Núcleo de Educação Etnicorracial da Secretaria de Estado da Educação (NEEE/Seed), promoverá o IV Encontro de Educação Quilombola e Indígena do Amapá. O evento, que ocorrerá de 6 a 8 de junho, no auditório do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap), parceiro da Seed na iniciativa, foi idealizado para ser um fórum de discussão, reflexão e proposições visando à formação continuada dos profissionais da educação que atuam em escolas quilombolas e indígenas

Para participar, é necessário o interessado preencher formulário de inscrição no endereço eletrônico https://credencial.imasters.com.br/4-encontro-de-educacao-quilombola-e-indigena. A programação foi dividida em três dias, sempre das 8h às 12h.

O primeiro dia contará com a conferência "Quilombolas e indígenas – Brasileiros de longa data em busca do acesso a políticas públicas", com o doutor em História pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Raimundo Erundino Santos Diniz, e a representante dos povos indígenas, Eclemilda Maciel Silva. No dia seguinte, haverá exibição de filmes com as temáticas indígena e quilombola, além de oficinas de bonecos afrobrasileiros, construção de brinquedos indígenas, pintura corporal indígena, música indígena, construção de torsos e turbantes afros, e oficina de poesia. Haverá, ainda, apresentações de marabaixo e dança waiãpi.

No último dia do encontro, acontecerão rodas de conversas sobre escolas quilombolas estaduais e municipais, e escolas indígenas, pontuando o cotidiano, conquistas e desafios desses estabelecimentos de ensino, bem como os alunos indígenas da educação básica e superior. O encerramento do evento também contará ainda com exibição de filmes.