Educação realiza ações de Busca Ativa visando a diminuir a evasão de estudantes em todas as Gerências Regionais

Paraíba

08.01.2024

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) têm realizado diversas ações de Busca Ativa Escolar, com objetivo de matricular o maior número de estudantes nas escolas estaduais e, consequentemente, diminuir a evasão escolar. As ações têm sido coordenadas pela pasta e contam com a mobilização de todas as Gerências Regionais de Ensino. Dentre as atividades, estão sendo feitas visitas às casas de estudantes, mutirões de ligação, reuniões presenciais e de planejamento, dentre outras ações que têm por objetivo matricular ou renovar a matrícula do maior número de estudantes possível.

Na 13ª Gerência Regional de Ensino, que compreende as cidades circunvizinhas ao município de Pombal, a participação dos estudantes protagonistas tem sido fundamental para o sucesso das ações de Busca Ativa, conforme explicou o Gerente Regional Jorge Miguel.

“A Busca Ativa aqui na Gerência segue a todo vapor. A participação dos nossos protagonistas tem sido decisiva. Estamos utilizando os espaços das rádios das cidades, das redes sociais, das feiras das cidades, tudo isso sendo produzido por eles, que fazem este convite para que os demais estudantes renovem suas matrículas. Tivemos um marco muito importante neste ano que é o oferecimento do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas, na ECIT aqui de Pombal, e queremos que cada vez mais estudantes tenham acesso a essas oportunidades”, comentou o Gerente.

Carlos Eduardo, Gerente da 2ª Gerência Regional de Ensino, que compreende a região do município de Guarabira, também explicou como estão acontecendo as ações de Busca Ativa Escolar.

“Nós estamos intensificando essas ações nesta semana em todas as escolas. Estamos visitando casas, entrando em contato com os pais, marcando visitas. Temos aqui na região algumas festas em diversas cidades, e alguns professores, gestores e alunos estão aproveitando essas oportunidades para fazer pit-stops e convocar os estudantes e pais para realizarem as matrículas. Estamos articulando também com outros órgãos, como os CRAS e as Secretarias Municipais de Educação. Estamos muito bem mobilizados nas redes sociais também para que essa mensagem chegue ao maior número de pessoas possível”, explicou o Gerente.

Busca Ativa Escolar - Na última sexta-feira (5), a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) promoveu a primeira mobilização virtual de 2024 voltada para a formação de Jovens Egressos com o objetivo de prepará-los para as ações de acolhimento previstas para o decorrer ano e nas ações relacionadas à Busca Ativa. A reunião contou com a participação de 43 jovens egressos bolsistas do Núcleo de Protagonistas da Rede Estadual e esteve sob a condução do assessor e coordenador do programa Jovens Protagonistas da Secretaria Executiva de Gestão Pedagógica, Mário Farias. A preparação dos estudantes se configura como uma base para as intervenções presenciais que começam a ser implementadas nas próximas semanas.