Educação realiza avalição diagnóstica de saída dos alunos da rede pública

Acre

21.12.2022

A diretoria de ensino da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) está realizando esta semana, nos dias 20 e 21, uma avaliação diagnóstica de saída com todos os alunos da rede pública de ensino com o objetivo de identificar as competências e habilidades ao longo do ano letivo.

A avaliação é a terceira que já está sendo realizada pela SEE este ano. A primeira foi a avaliação diagnóstica de entrada, no início do ano e a segunda realizada ao final do primeiro semestre letivo. A partir dessas avaliações se realiza o planejamento e as metodologias de ensino a serem aplicadas.

Na terça-feira, dia 20, foi realizada a avaliação de português e nesta quinta, dia 21, a avaliação de matemática. A diretora de ensino, professora Gleice Souza, faz questão de destacar que as avaliações são ferramentas importantes que fornecem dados e informações sobre as habilidades dos estudantes.

Segundo ela, a SEE tem se preocupado em recompor a aprendizagem e, por conta disso, tem desenvolvido um programa de formação continuada. “Por isso é essencial realizar as avaliações diagnósticas para que a gente possa estabelecer as estratégias pedagógicas adequadas às reais necessidades de aprendizagem”, afirmou.

As partir desse momento, continua, é possível identificar os saberes dos alunos, suas dificuldades e com esse mapeamento intervir de forma correta, além de compreender o conhecimento que o aluno já possui, sobretudo em um momento de pós-pandemia em que estamos vivendo.

“Por isso que a gente precisa dessa ferramenta eficaz que é a avaliação diagnóstica, ela é uma política da Secretaria de Educação para que possamos assim fortalecer as aprendizagens dos nossos alunos e preencher as lacunas de aprendizagem existentes”, faz questão de dizer.

A coordenadora de ensino da escola Diogo Feijó, em Rio Branco, professora Liliane Souza Benício, faz questão de dizer que a avaliação é um termômetro importante na aprendizagem dos alunos. “Estamos muito satisfeitos com os resultados dos nossos alunos até aqui”, destacou.