Acre realiza dia D sobre Base Nacional Comum Curricular

Base Nacional Comum Curricular

07.04.2018

Texto: Stalin Melo

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE) realizou nesta sexta-feira, 6, o dia D sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo homologado em dezembro de 2017, que irá nortear os estados na construção dos novos currículos.

O dia D da BNCC aconteceu em todos os 22 municípios acreanos. Durante todo o dia, nas escolas estaduais e municipais as equipes gestoras organizaram grupos de estudo para conhecer o documento, familiarizar-se com os objetivos de aprendizagem de cada etapa e de cada ano/série.

Desde que aprovada a BNCC do Ensino Fundamental, a diretoria de Ensino da SEE realiza debates e percorre os municípios para que os gestores e coordenadores de núcleos fiquem a par do novo documento que embasará a reconstrução do currículo do Acre.

Na Pedro Martinello, Katiane Andrade, gestora da escola, explicou que a SEE repassou todo o material que está servindo como base para a discussão da BNCC na escola. “Estamos analisando o material e os professores estão gostando dessa nova metodologia a ser aplicada”, disse.

O debate sobre a BNCC iniciou em 2015 com a contribuição de mais de 12 milhões de educadores. Em 2016 foram realizados seminários em todos os Estados brasileiros e em 2017 ela ganhou uma nova versão, que foi aprovada pelo Conselho Nacional de Educação em dezembro passado.

Segundo a Diretora de Ensino Rúbia Cavalcante, a BNCC só fará sentido se o currículo que será reconstruído for responsável por mudanças efetivas dentro da sala de aula. Para isso, o Governo do Acre investirá fortemente em formação continuada para professores, como tem feito ao longo dos anos, a fim de que as aulas sejam mais atrativas e desafiadoras e os alunos aprendam mais.

Na escola Djalma Teles, no Jorge Lavocat, o professor José Cláudio Bezerra da Silva destacou que as mudanças sugeridas são importantes e proveitosas. “Está sendo um debate muito proveitoso para a Educação do nosso Estado, estamos vendo muita coisa nova”, fez questão de dizer.

Em outra escola da capital, na Marina Vicente, os professores também estão tendo acesso à nova BNCC. O gestor Ramiles dos Santos Azevedo explicou que a partir desse debate irá se desenvolver um novo currículo para a escola. “Fizemos um estudo sobre essa nova base para que os professores possam conhecer essa nova realidade”, disse.