Educação realiza encontro formativo voltado aos gestores das escolas da rede estadual de ensino em Palmas

Tocantins

24.08.2021

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Com o objetivo de apresentar a importância dos instrumentos de avaliação e ações prioritárias para serem desenvolvidas nas unidades de ensino da rede estadual, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), por meio da Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes (DRE) de Palmas iniciou nesta terça-feira, 24, encontro voltado para as equipes gestoras das escolas da rede estadual de ensino, da Capital.

O encontro integra a Agenda da Aprendizagem 2021, que será desenvolvida pela Seduc com as escolas das 13 Diretorias Regionais. “Temos um objetivo comum para todas as unidades de ensino, dentro da Agenda de Aprendizagem 2021, que é fazer com que os nossos estudantes alcancem resultados altamente positivos em seu aprendizado. Partindo desse ponto comum, as escolas irão trabalhar suas estratégias em conformidade com a realidade local, o que também reflete nos sistemas de avaliação internos e externos”, destacou a titular da Seduc, Adriana Aguiar.

Seguindo os protocolos de segurança, as equipes das 39 unidades de ensino jurisdicionadas à Regional de Palmas, incluindo os diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais, foram divididas em dois grupos para evitar aglomeração. "Hoje estamos com as equipes aqui de Palmas, amanhã receberemos as equipes das escolas do interior e, juntos, vamos trabalhar para cada unidade de ensino desenvolver sua estratégia de trabalho para promover resultados positivos no processo de ensino e aprendizagem das suas escolas", apontou a diretora Regional de Educação de Palmas, Maristélia Alves Santos.

O encontro também faz parte da preparação das escolas para realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021. A aplicação dos instrumentos da avaliação está prevista para ocorrer do dia 8 de novembro ao dia 10 de dezembro, em todas as unidades da Federação. A realização do Saeb 2021 foi anunciada em julho pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio da Portaria n.º 250/21, que estabeleceu as diretrizes para avaliação. 

O documento aponta que a aplicação seguirá os mesmos moldes de 2019. Haverá aplicação censitária nas escolas públicas para o 5º e o 9º ano do ensino fundamental e para a 3ª e a 4ª série do ensino médio. Essas mesmas etapas serão avaliadas em formato amostral, nas escolas privadas. Os estudantes responderão a um questionário e testes de língua Portuguesa (leitura) e Matemática. Professores e diretores também participarão da avaliação, por meio de questionários.

Reunião

A diretora Regional de Educação de Palmas também destacou que as unidades de ensino realizam um trabalho que visam além dos resultados da avaliação. “O trabalho se desenvolve com foco no enfrentamento da evasão escola com o desenvolvimento de ações voltadas para a busca ativa e para o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem. O encontro visa despertar as equipes gestoras para desenvolver suas ações e para que alcancem os melhores resultados possíveis, a partir do contato com os estudantes”, pontuou Maristélia Alves Santos.

Diretor do Centro de Ensino Médio (CEM) de Taquaralto, Adolfo Bezerra de Menezes destacou a importância da formação. “Acompanhando a formação e utilizando as ferramentas que estão sendo apresentadas teremos resultados muito positivos. Cada escola, com seu público, consegue vislumbrar como as ações serão desenvolvidas para alcançar os estudantes. Hoje, por exemplo, a maior dificuldade que temos é com os alunos que estão na zona rural, em função da comunicação ser mais restrita, mas com a busca ativa também conseguiremos bons resultados com todos eles”, frisou.