Educação do Tocantins realiza formação continuada voltada para o Novo Ensino Médio

Tocantins

06.12.2021

O secretário executivo, respondendo pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Fábio Pereira Vaz, participou na manhã da última sexta-feira, 3, da abertura da Formação Continuada com a temática ‘Currículo: desafios para o planejamento e avaliação docente e áreas do conhecimento: consolidação e aprofundamento das aprendizagens’. Participaram do encontro 2.400 pessoas, entre gestores escolares, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e professores. A formação foi realizada on-line, por meio de Canal da Seduc no YouTube.

O secretário Fábio lembrou-se dos desafios que a educação enfrentou devido à pandemia da Covid-19. “Sou professor da rede e, neste momento, respondendo como secretário da Educação, aproveitaremos essa oportunidade para promover o fortalecimento da educação. Percebemos as necessidades de motivar mais os professores, de repensar nas aprendizagens dos estudantes durante esses dois últimos anos. A nossa proposta é que, em 2022, havendo condições ideais quanto à situação da pandemia, todas as unidades escolares da rede estadual funcionem de forma presencial, vencendo os desafios, os receios, e que possamos oferecer um ensino com mais qualidade para superar os desafios desses dois anos de ensino remoto”, explicou.

O evento tem o objetivo de promover a formação dos educadores estaduais sobre políticas e processos avaliativos que impactam o ensino e a aprendizagem pós-Covid, além de contribuir para o desenvolvimento das atividades educacionais nas unidades escolares.

No período da manhã, os educadores refletiram sobre o tema desafios para o planejamento, por meio de uma roda de conversas com a gerente de Ensino Médio, Shierley Colino, a gerente de Currículo e Avaliação da Aprendizagem, Celestina Souza, ambas da Seduc, além do doutorando em Educação e professor da educação básica, Marcos Irondes.

A formação teve como norteador o Documento Curricular do Tocantins (DCT), etapa Ensino Médio, que foi elaborado sob os direcionamentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A formação prossegue no período da tarde, com encontros por áreas específicas.

Shierley Colino ressaltou as estratégias para garantir o direito à educação. “Esse é o momento de ter um olhar diferenciado para o aluno do ensino médio, para que ele permaneça na escola”, frisou. Conforme os indicadores escolares, parte dos estudantes que se matriculam no ensino médio desistem de estudar para trabalhar e ajudar as famílias.

Para o educador Danyel da Silva Costa, a formação continuada foi excelente. “Sabemos dos desafios para a implantação do Novo Ensino Médio e, nessa perspectiva, a motivação dos nossos jovens estudantes é fundamental para a construção de conhecimentos”, frisou.