Educação realiza treinamento para técnicos do Censo Escolar em Palmas

Tocantins

06.06.2023

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Coordenação Estadual do Censo Escolar, realiza um treinamento para os técnicos que atuam nas 13 Diretorias Regionais de Educação. O treinamento teve início na segunda-feira, 5, e vai até quarta-feira, 7, na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas.

Durante a formação foram trabalhados temas importantes como o cronograma do Censo Escolar 2023 e suas novidades; Pesquisa e remanejamento de aluno; Relatórios do Sistema Educacenso; O panorama da Educação Especial nas escolas estaduais; A estrutura do novo ensino médio; Tópicos do Convênio e prestação de contas, entre outros.

Entre os objetivos da formação destacam-se a capacitação dos técnicos das Diretorias Regionais de Educação, para atuarem na multiplicação das ferramentas de coleta e funcionalidades do sistema Educacenso relacionadas ao 1º levantamento do Censo Escolar da Educação Básica 2023. Vale ressaltar que a coleta de dados teve início no dia 31 de maio e vai até 31 de julho. Após essa fase, haverá uma pausa, em que se abre para o período de retificação para as escolas corrigirem algumas informações que possam ter inconsistências.

A atuação dos técnicos ocorrerá junto aos secretários das unidades escolares, com a finalidade de garantir o devido preenchimento dos formulários, com levantamento de todas as informações que devem ser apuradas durante o período de coleta da Matrícula Inicial e, consequentemente, a garantia da qualidade das informações declaradas ao Censo Escolar.

A técnica do Censo Escolar e Convênios da Seduc, Maria Aurileuda Freitas de Vasconcelos, destaca a importância de trabalhar com segurança na coleta das informações. “Esse treinamento é um momento importante para troca de experiência entre os técnicos, pois, a partir dos conhecimentos adquiridos nessa formação, os técnicos irão capacitar os profissionais das secretarias das unidades escolares, da rede estadual e das redes municipais de educação, que são os responsáveis pela coleta, no sentido de primar pela qualidade dos dados informados”.

A técnica do Censo Escolar da Seduc, Elizangela Fernandes Pereira Evangelista, pontua a vantagem que o treinamento proporciona. “É de suma importância para garantir a veracidade das informações declaradas”.

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins