Educação Renovada: Governo do RN investe R$ 4,5 milhões em escolas estaduais de Caicó

Rio Grande do Norte

24.06.2026

Em uma agenda marcada pela celebração de avanços históricos para a educação da região do Seridó, a governadora Fátima Bezerra visitou, nesta terça-feira (23), as obras de reforma e modernização de duas importantes unidades de ensino em Caicó: a Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim e a quadra poliesportiva da Escola Estadual Professor Antônio Aladim de Araújo.

Juntas, as intervenções somam um montante superior a R$ 4,5 milhões. As obras integram o programa de recuperação e modernização da infraestrutura da rede estadual de ensino e fazem parte de um projeto ainda maior: ao todo, os investimentos na melhoria dos espaços educacionais do município já alcançam R$ 9,58 milhões.

As melhorias estruturais incluem serviços de alvenaria, esquadrias, revisão completa de sistemas elétricos e hidráulicos, acessibilidade, recuperação estrutural e adequações técnicas indispensáveis para a climatização dos ambientes.

Impacto na Realidade dos Estudantes

Durante o evento, a governadora Fátima Bezerra reforçou o compromisso da gestão com o desenvolvimento social por meio das salas de aula. “Investir em educação significa cuidar, de forma concreta, do presente e do futuro das nossas cidades, da nossa juventude e de todo o nosso Estado. Ver a alegria dos alunos ao retornarem para um espaço renovado e estruturado nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, destacou a chefe do Executivo estadual.

Após um longo período de espera pela comunidade escolar, a transformação física das instituições reflete diretamente no bem-estar e no aprendizado dos alunos. “O Governo do Estado fez uma reforma muito boa para nós. Colocaram ar-condicionado nas salas para que pudéssemos ficar mais confortáveis, e também deram essas cadeiras para nós lá no refeitório”, disse Pedro Henrique, estudante da E. E. Calpúrnia Caldas de Amorim.

Esporte e Convivência no Bairro Boa Passagem

Na Escola Antônio Aladim de Araújo, o foco foi a completa reestruturação do espaço esportivo. A antiga estrutura deu lugar a uma área moderna, com demolição e reconstrução do piso, novos vestiários, instalação de esquadrias, cobertura, sistema de drenagem e pintura nova. A quadra poliesportiva agora está pronta para acolher atividades pedagógicas, esportivas e eventos de convivência comunitária com total segurança.

Modernização no Bairro Barra Nova

Já na Escola Calpúrnia Caldas de Amorim, a intervenção foi robusta. Além da climatização das salas de aula — um pleito antigo devido às altas temperaturas da região —, o prédio recebeu melhorias na cobertura, forros novos, pintura geral, recuperação de calçadas e reforço na segurança com a restauração do muro perimetral. A capacidade de abastecimento de água também foi ampliada com a construção de uma nova caixa d’água e a recuperação do reservatório existente.

Futuro e Expansão

O conjunto de melhorias para Caicó não para por aí. O município deve receber, em breve, um novo espaço esportivo viabilizado por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Seleções), com aporte previsto de R$ 1,6 milhão, expandindo o acesso ao esporte e ao lazer na região.

A secretária de Estado da Educação, Socorro Batista, enfatizou que o trabalho no Seridó é reflexo de uma política que se estende por todo o Rio Grande do Norte. “A reforma total dessas escolas significa, sobretudo, o quanto nós valorizamos a escola pública. Ver essa mudança estrutural é o maior símbolo do nosso empenho. E é importante dizer que não é só aqui no Seridó. Todas as regiões do Estado receberam obras e foram contempladas”, concluiu.

Também participaram da solenidade, entre outros, a diretora da 10ª Diretoria Regional de Educação (Direc), Suenyra Nóbrega; o diretor da escola, Fábio Dias; o vice-diretor, Jonimar Pereira; o secretário de Educação de Caicó, Sérgio Araújo; a professora Iaponira; o subsecretário de Estado da Educação, Flaubert Torquato; o prefeito de São Fernando, Genilson Maia; e os secretários de Estado Gustavo Coelho (Infraestrutura), Luciano Santos (Assuntos Federativos) e George Marcos (Relações Institucionais).