EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL | Parceria entre Governo de Roraima e Eneva promoverá implantação de hortas em escolas

Roraima

18.08.2021

Por Francis Silva

Foto: Diane Sampaio

O Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Educação e Desporto, em parceria com a Eneva, assinaram nesta terça-feira, 17, um Termo de Cooperação Técnica para execução do Projeto Educação Sustentável na rede estadual de ensino.

Focado na segurança alimentar e no protagonismo social dos alunos, o acordo prevê a implementação de hortas escolares. Nesse primeiro momento, 12 instituições de ensino, sendo nove da Capital e três em comunidades indígenas, participarão do projeto.

Estiveram presentes na solenidade, a primeira dama Simone Denarium, representando o governador Antonio Denarium, a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, o representante da Eneva, Ranieri Jacomi, os secretários adjuntos da Seed, Semaias Alexandre e Aerton Dias, servidores da Seed, professores, gestores e alunos das escolas participantes.

“Essa é uma parceria público-privada muito importante para o nosso Estado, que vai contribuir para o crescimento dos estudantes. Eles vão construir uma horta escolar e, nesse processo, vão adquirir conhecimentos sobre sustentabilidade, alimentação segura e vão levar esse conhecimento para casa, para os pais e também para a comunidade em que estão inseridos”, destacou Simone Denarium.

Escolas receberão capacitações e oficinas sobre Educação Sustentável

De acordo com Elizabeth Teles, coordenadora de Responsabilidade Social da Eneva, dentro do projeto será oferecido ao corpo docente das escolas, capacitações e oficinas que abordarão conteúdos teóricos e práticos de sustentabilidade.

“Dentro de nove meses, nós queremos construir uma sensibilização e uma mentalidade a respeito de desenvolvimento sustentável, para que tenhamos um retorno e isso vire algo permanente dentro das escolas. Nesse período, nós teremos 12 escolas participantes e a nossa intenção é dobrar esse número nas próximas fases”, ressaltou Elizabeth.

A Escola Estadual Monteiro Lobato, localizada no centro de Boa Vista, é umas das participantes. A gestora da unidade, Rozmeri Biensfeld, disse ser extremante importante iniciativas como essa.

“Os produtos da horta serão utilizados também como um complemento para a merenda escolar e poderemos conscientizar a comunidade sobre a importância da alimentação saudável. Conseguiremos ainda trabalhar projetos multidisciplinares em todas as disciplinas, principalmente Ciências e Biologia”, destacou.

A secretária de Educação e Desportos destacou a importância da ação para a mudança de hábitos da comunidade escolar de forma a contribuir para a formação de uma sociedade mais consciente.

“Além de se constituir como base para currículo, com a alimentação saudável, esse projeto vai muito além dos muros das escolas, ele tem a intenção de chegar na casa dos nossos alunos. A intenção é educar nossos alunos para transformar vidas e transformando vidas, mudamos as relações dentro da nossa casa e também na sociedade”, pontuou a secretária.