Educadores da Chapada Diamantina dialogam sobre saúde mental em ação do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor

Bahia

30.06.2021

Gestores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, professores e equipe técnica do Núcleo Territorial de Educação (NTE) de Seabra, na região da Chapada Diamantina, participaram, nesta quarta-feira (30), de um encontro virtual do projeto “Sou mais saúde”. A ação foi promovida pelo Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor da Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (PLANSERV).

A superintendente de Recursos Humanos da Educação da SEC, Rosário Muricy, ressaltou a importância das atividades e da parceria. “A iniciativa complementa as ações do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, que já vem realizando um trabalho direcionado ao autocuidado físico e mental em um período tão complexo, como este que estamos passando. Neste primeiro semestre, os profissionais do programa Saúde do Professor realizaram 3.998 acolhimentos psicológicos e 340 oficinas, ambos on-line, com 9.236 participações. Nossas atividades vêm abordando diversos temas referentes à promoção e prevenção à saúde dos servidores da rede estadual de ensino e da comunidade escolar para amenizar os impactos da pandemia”, salientou.

De acordo com a psicóloga do PLANSERV, Paula Caldas, os encontros trazem uma reflexão sobre hábitos diários e trazem dicas que podem contribuir para um dia mais harmonioso. "O projeto aborda temáticas relacionadas aos cuidados com a saúde mental, visando favorecer a saúde integral do beneficiário, e consiste em dois encontros. Hoje, com este grupo, destacamos a importância do autocuidado e da saúde mental. No dia 8 de julho, teremos uma nova reunião sobre a importância das relações interpessoais”.

Os educadores relataram os problemas que estão enfrentando e contaram as estratégias utilizadas para reverter o problema. Para a professora de Espanhol, Célia Maria Vieira, que atua no Colégio Estadual de Souto Soares, o segredo está no autoconhecimento. ”É muito importante se cuidar, fazer uma autoanálise e se conhecer, para conseguir identificar quando existe algo errado e quando precisamos de atendimento para uma recuperação”.

Para Aline D'Oliveira, diretora do NTE da Chapada Diamantina, manter a mente e o corpo saudáveis é um desafio para todos e os encontros ajudam a promover momentos para trabalhar a empatia e o autoconhecimento. “As competências socioemocionais são excelentes balizadores. É preciso falar em educação emocional para que a pessoa se torne capaz de reconhecer a emoção que está sentido e manejá-la de acordo com o momento em que estamos vivendo”.