Educadores da rede estadual do Pará vão aperfeiçoar avaliação da educação básica

Pará

05.06.2023

Diretores, professores e coordenadores pedagógicos de 24 unidades escolares, pertencentes à Diretoria Regional de Ensino 01, participaram do “Dia D foco no Saeb 2023”. A ação, que foi realizada na última sexta-feira (02), em Belém, teve como objetivo fortalecer o compromisso da comunidade escolar quanto à aplicação das avaliações, a fim de aperfeiçoar ainda mais os resultados no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). 

A programação contou com atividades lúdicas, apresentações culturais e palestras interativas. O especialista em Educação, Marcelo Augusto Vilaça, apresentou uma análise das evidências educacionais das unidades e mostrou a sistematização dos planos de ação, como elemento indispensável para o êxito das escolas. 

Responsável pela condução do encontro, a dirigente Juliana Lourinho disse que “o encontro surgiu da necessidade de mostrarmos as evidências de como nós estamos e onde queremos chegar na proficiência da Língua Portuguesa e Matemática, bem como motivar esses profissionais que fazem acontecer dentro da escola. Isso faz com que nossos índices no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) sejam alavancados. Dessa forma ajudamos o nosso Estado a crescer cada vez mais na qualidade da educação”.

A Escola de Ensino Fundamental e Médio Graziela Moura Ribeiro vem atuando em diversas frentes, com ênfase na realização de dinâmicas com toda a comunidade escolar, entre as quais reuniões de conscientização, provas avaliativas e busca ativa dos alunos.

"O encontro foi bem agradável. Conversamos sobre sugestões de um roteiro de elaboração para o plano de trabalho. Uma das apresentações musicais foi dos alunos da Escola Graziela, na qual cantaram em português e inglês. Durante as aulas procuramos trabalhar com simulados e palestras, além do acompanhamento na frequência dos estudantes, com o intuito de alcançar bons resultados”, informou a diretora Carmem Cruz. 

Também foi apresentado o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar, no âmbito do Programa Escola Segura, pelo coronel Mauro Pedra.

Material didático - A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) distribui material didático do “Prepara” nas 898 escolas da rede estadual. O material pedagógico é composto por conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa, que viabilizam a recomposição de aprendizagens de anos anteriores, priorizando habilidades essenciais e preparando os estudantes para o Saeb 2023.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) fazer um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

 

Texto: Bianca Rodrigues / Ascom Seduc