Educadores de seis municípios recebem formação sobre nova metodologia para a educação infantil

Educação Infantil

05.09.2016

Abrão de Sousa / Governo do Tocantins

Gratidão, responsabilidade sobre resultados, estabelecimento de metas, trabalho em equipe e administração do tempo foram expressões que serviram de reflexão na palestra de abertura do encontro de formação com os secretários municipais de Educação, coordenadores municipais de Educação Infantil e técnicos da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) que fazem parte dos municípios escolhidos pelo Programa Estrada do Conhecimento (PEC) no Tocantins.

Os dois instrumentos apontados na formação são a Iters-R e a Ecers-R. A metodologia desses instrumentos tem a finalidade de avaliar a qualidade dos ambientes educacionais infantis. A Iters-R é uma escala indicada para a avaliação dos ambientes educacionais coletivos para crianças de 0 a 30 meses e a Ecers-R é indicada para a avaliação dos ambientes educacionais coletivos para crianças de 30 a 60 meses.

Os municípios beneficiados com a formação foram Aguiarnópolis, Aliança do Tocantins, Barrolândia, Colinas do Tocantins, Pugmil e Wanderlândia.  Todos estão à margem da BR 153, um dos critérios para escolha.

Necessidades básicas

As escalas Iters e Ecers já foram usadas em diferentes países, culturas e idiomas, com diferentes currículos. Porém, é preciso fazer alguns ajustes, conforme a realidade local, mas todas as crianças têm necessidades básicas em comum. Essas necessidades devem ser atendidas para que o trabalho de alta qualidade ocorra, o que está presente na metodologia das duas escolas.

A professora Noêmia Marcelino da Silva Vieira, coordenadora de educação infantil, no município de Wanderlândia, tem boas perspectivas em relação à formação e aplicação da nova metodologia. “Espero ter o conhecimento sobre essa nova metodologia, para poder multiplicá-la no município, pois o professor precisa estar preparado dentro da modalidade, principalmente na educação infantil que é a primeira etapa da educação e não deve ter caráter assistencialista”, disse.

Marisa Triani, organizadora da formação, aponta que “serão avaliados a educação infantil, o ambiente de trabalho, a rotina de cuidado, o processo de aprendizagem das crianças, mas no sentido de apontar melhorias, o que estiver bom, pode ficar ótimo”, enfatizou.

Para tanto, o primeiro passo é o conhecimento das escolas e de suas realidades, depois será implementado um plano de melhoria e de formação para os professores.

Depois da aplicação do plano, acontecerá um retorno para verificar as melhorias, além de propor possíveis soluções. Esse trabalho está previsto para acontecer em um período de 15 meses.

A secretária de Educação do município de Aliança do Tocantins, Naiá Azevedo Acácio, aponta que o PEC vai contribuir em muitos sentidos. “A melhoria proporcionada com as ações do PEC vai acontecer em todos os sentidos, partindo da estrutura física até o social”, finalizou.