Educadores discutem boas práticas para associação à Rede Programa Escolas Associadas da Unesco

Tocantins

08.04.2021

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realizou na última quarta-feira, 7, um evento on-line para compartilhamento de boas práticas, e tira-dúvidas em relação ao processo de candidatura para associação à Rede Programa Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA/Unesco).

O PEA é uma Rede de Escolas comprometida a promover os ideais, valores e prioridades da UNESCO, criada em 1953. Hoje, são 10.000 Escolas em 180 países. No Brasil, são 583 instituições associadas, que trabalham para construir ativamente um mundo mais justo, pacífico, inclusivo e sustentável.

O momento foi organizado pela equipe de Implantação do Programa de Fomento à Implementação de Ensino Médio em Tempo Integral, que no Tocantins são denominadas Escolas Jovem em Ação, apoiada pela Diretora de Educação Básica, Larissa Ribeiro, e pela Superintendente de Educação Básica, Markes Christina, em parceria com a Coordenadora Regional da Rede, Luciana Carvalho. Participaram também do encontro gestores de 26 escolas Jovem em Ação. 

A gestora do Centro de Ensino Médio Bom Jesus, de Gurupi, Elizabeth Gama, que fez apresentação de práticas educacionais desenvolvidas no Cem Bom Jesus, de Gurupi, ressaltou a importância do Projeto Gestão de Emoções, na unidade escolar em que atua. “Esse Projeto, que se estruturou por meio de encontros semanais de 50 minutos para discussão da comunidade escolar acerca de temas de desenvolvimento da inteligência socioemocional, impactou positivamente a saúde mental de estudantes, pais e servidores nesse contexto de distanciamento social iniciado pela Pandemia de COVID-19 em 2020. O feedback dos participantes foi tão bom que continuaremos com o Gestão de Emoções em 2021”.

Segundo a Coordenadora Regional da Rede, Luciana Carvalho, o momento foi propício para fortalecimento de vínculo entre as escolas com o Programa Escolas Associadas da Unesco, cujos pilares são a Paz e os Direitos Humanos. “Os Centros de Ensino Médio são potenciais candidatos à Rede PEA UNESCO e já estão realizando práticas exitosas. Fazer parte da Rede PEA UNESCO proporciona vários benefícios, dentre eles, utilizar a logomarca da Rede PEA UNESCO e interagir com Escolas que comungam dos mesmos valores e princípios”, pontuou.

Já a Superintendente Markes destacou a importância da participação das unidades escolares. “A associação a Rede PEA UNESCO é mais uma oportunidade da Escola promover o Protagonismo do estudante e prepará-lo nas Competências do Século XXI”.

Rede PEA

Entre Março e Agosto de 2020, as Escolas que fazem parte do Programa de Fomento à Implementação de Ensino Médio em Tempo Integral, no Tocantins Escolas Jovem em Ação, tiveram a oportunidade de preencher Formulário de Manifestação de Interesse e Adesão para candidatura a associação à Rede Programa Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA/Unesco).

Das 29 Escolas, 26 são candidatas, apoiadas pela Equipe de Implantação articulada à Coordenadora Regional da Rede PEA UNESCO, Luciana Carvalho. Ao longo desse processo de parceria, as escolas puderam participar do Encontro Nacional do Programa de Escolas Associadas da UNESCO-PEA, em Novembro de 2020, que aconteceu de forma virtual pelo YouTube, que foi um momento de aprendizagem, troca de experiências e construção da identidade desta rede de escolas no Brasil.

Próximos Passos

Para o ano de 2021, as Escolas têm até 30 de Abril para submissão online do Pré-Projeto, que deve estar alinhado ao Calendário Internacional da UNESCO. Todas as informações estão disponíveis no site do PEA/Unesco.

Como próximos passos dessa parceria, a Rede PEA Unesco fomentará cronograma de formações online para apoiar as Escolas Jovem em Ação no desenvolvimento dos temas de Projeto escolhidos.