Educadores discutem Novo Ensino Médio na Educação Indígena

Amazonas

02.02.2023

Coordenadores regionais, gestores e professores da rede pública de ensino do Amazonas participaram do Encontro Informativo de Implementação do Novo Ensino Médio voltado à Educação Indígena. A reunião ocorreu no formato on-line, no canal oficial da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, no Youtube, e também foi transmitida pela TV Encontro das Águas.

O encontro teve como principal objetivo sanar as principais dúvidas quanto às mudanças que ocorrerão na Educação Escolar Indígena, especificamente na 1ª série do Ensino Médio. Atualmente, a Educação Escolar Indígena conta com 30 escolas, em 12 municípios do Amazonas, além de mais de 300 salas anexas que atendem estudantes indígenas.

O Novo Ensino Médio, que começou a ser implementado no ensino regular em 2022, este ano alcançará também as escolas indígenas. A previsão do Ministério da Educação (MEC) é que, até 2025, o NEM já esteja implantado em todas as séries. Na Educação Escolar Indígena, o diferencial do NEM está na arquitetura, que contempla língua indígena, cultura e mitologia, arte, direitos indígenas, entre outros.

A secretária Executiva Adjunta Pedagógica da secretaria de Educação, professora Arlete Mendonça, esteve presente na transmissão do encontro informativo e falou sobre o objetivo da ação.

“Estamos nos colocando à disposição para que todas as dúvidas sejam tiradas e para que esse momento seja de aprendizado, de troca de experiências e para que, a cada dia, nós possamos buscar essa harmonia entre as escolas, as coordenadorias, secretaria da capital, do interior e o pedagógico”, afirmou a secretária.

A professora Tereza Praia, que integra o departamento de Educação Escolar Indígena do Amazonas, explicou que esses diálogos com os educadores são essenciais para que a informação seja repassada, às comunidades indígenas e lideranças, de forma correta. 

“Nesse encontro, tivemos como público-alvo os nossos coordenadores regionais, gestores de escolas e professores. A expectativa é que, após esse momento, as informações sejam repassadas para dentro das nossas aldeias e comunidades e para as nossas lideranças comunitárias de forma clara. Então, esta foi a ocasião para apresentar a arquitetura do Novo Ensino Médio indígena, como que ele vai se dar, quais são os procedimentos, e a série que vamos iniciar”, ressaltou a professora. 

FOTOS:  Cemeam/Secretaria de Estado de Educação e Desporto