Educadores prosseguem os estudos sobre a ressignificação curricular

Tocantins

19.06.2015

Continuando as discussões sobre um dos eixos da Política de Educação do Estado, a ressignificação curricular, técnicos da Seduc estão realizando durante esta semana e a próxima, um seminário de estudo dos livros do Pacto do Ensino Médio, visando as mudanças que deverão ser feitas no currículo. Participam do seminário 60 servidores ligados a todas as áreas da Educação.

“Estamos discutindo um currículo com mais vida, com movimento, com os conteúdos partindo da vivência dos alunos, da sua vida social e comunitária, observando as características das microrregiões tocantinenses”, explicou Maristélia Alves Santos, coordenadora do Ensino Médio.

Após o seminário, haverá a formação das comissões que irão discutir a ressignificação do currículo com professores e alunos. “Precisamos ouvir o que os alunos pensam, para transformar a escola num ambiente que eles gostem de ficar”, lembrou  Maristélia. Esses educadores já estudaram as Diretrizes Curriculares e também tem como documento norteador o Plano Estadual de Educação.

Para Rita de Cássia Bueno Ramalho do Nascimento, assessora de projetos especiais da Diretoria Regional de Educação de Arraias, a mudança no currículo é necessária. “Temos que pensar na escola desde a recepção ao aluno até o trabalho em sala de aula. Mas precisamos que cada um se aproprie da escola, do currículo e faça sua parte para que o todo tenha resultado”, frisou Rita.