Paraíba
15.08.2025A 13ª Gerência Regional de Educação (GRE), sediada em Pombal, recebeu nesta quinta-feira (14) a equipe da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (FUNAD) para a realização do curso “Da Teoria à Prática: A Elaboração e a Aplicação do PEI e Intervenções em Crises Comportamentais na Educação Especial”. A formação integra o projeto Assessoria Itinerante, fruto da parceria entre a FUNAD, a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, por meio da Gerência Executiva de Educação Especial, Diversidade e Inclusão (GEEDI), e as Gerências Regionais de Educação.
O encontro reuniu 51 profissionais da educação entre diretores, coordenadores pedagógicos e coordenadores de área, de todos os municípios da região. A formação promoveu orientações práticas e estratégias eficazes para a elaboração colaborativa do Plano Educacional Individualizado (PEI), bem como para a intervenção em crises comportamentais e sensoriais, alinhando teoria e prática em favor da inclusão efetiva.
A formação contou com a participação da psicóloga Alice Santos, da gestora da Assessoria de Educação Especial da FUNAD, Samiri Mendes, assessora técnica da FUNAD, além do suporte dos profissionais da GEEDI e da 13ª GRE.
De acordo com o gerente regional, Jorge Miguel, a capacitação representa um avanço importante para a educação inclusiva na região: “Estamos recebendo, em parceria com a FUNAD, mais uma formação continuada para os nossos professores e coordenadores de área sobre a instrumentalização do PEI para os estudantes com deficiência. Isso fortalece o compromisso da educação regional e contribui para a reformulação curricular e pedagógica das escolas”, destacou.
O projeto Assessoria Itinerante irá percorrer as 16 Gerências Regionais de Educação do Estado, com o objetivo de aprimorar a prática pedagógica inclusiva, aumentar a segurança das equipes escolares e garantir um atendimento cada vez mais qualificado, respeitoso e adequado às necessidades dos estudantes com deficiência ou transtornos específicos da aprendizagem.