EDUCARR: Secretários escolares participam de capacitação sobre funções do professor no ambiente virtual

Roraima

04.03.2020

Por Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed

Os secretários e auxiliares de secretarias de seis escolas da capital participaram, na manhã desta terça-feira, 3, de mais uma capacitação sobre a plataforma do EducaRR, Sistema de Gestão Educacional. O treinamento foi realizado no laboratório de informática da Univirr (Universidade Virtual de Roraima) no bairro Pricumã, em continuidade às ações de implantação da plataforma.

Desta vez, o módulo foi sobre o professor, ou seja, sobre as funções que o professor terá acesso dentro do ambiente virtual. No Educarr, o professor terá o "Diário de Classe", onde serão lançados os conteúdos das aulas, observações e frequência dos alunos.

Também terá acesso às configuração dos "Instrumentos avaliativos", onde o professor poderá informar como vai avaliar cada turma e qual a pontuação atribuída a cada um desses instrumentos, além do "Horário do professor", um campo que exibe em quais turmas e horários o professor ministrará as aulas.

“Cada professor terá acesso aos diários de classe, poderá fazer o registro sobre as aulas, o que foi ministrado, observações e frequência dos alunos. À medida que ele faz esses registros, o pai, por meio do portal do aluno, também poderá acompanhar os conteúdos que estão sendo ministrados, a frequência e as notas do filho”, explicou Fábio dos Santos Araújo, técnico da Assessoria do Governo Digital, responsável pela capacitação.

Também foi apresentado o módulo de Coordenação/Orientação, que permite registrar ocorrências relacionadas a um determinado aluno, visualizar a ficha de um aluno, controlar o período em que cada diário estará disponível para os professores realizarem os lançamentos de frequência, aula e notas por bimestre, além de montar os quadros de horários por turma.

Todos os professores que atuam nas seis escolas-piloto do programa já foram cadastrados no sistema, bem como os alunos. Após a capacitação, os secretários escolares vão repassar as orientações para os professores nas escolas.

As seis escolas-piloto são: Monteiro Lobato, Lobo D’Almada, Gonçalves Dias, Ana Libória, Ayrton Senna e Diva Alves de Lima.  Ao longo do ano, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) irá expandir o sistema para as demais escolas da rede.

O EducaRR

Lançado oficialmente no dia 10 de janeiro de 2020, o EducaRR é um sistema de gestão educacional que vem para revolucionar a educação em Roraima. Cumprindo com uma política pública de Governo, o sistema foi criado para ser um ambiente virtual que conectará as escolas, a Seed e a comunidade em um compartilhamento de informações, com comodidade e transparência.

Inicialmente, foi implantado como um projeto-piloto em seis escolas da rede e, desde o ano passado, gestores e secretários de escolas participam de capacitações e treinamentos para conhecer o sistema, se familiarizar e navegar na plataforma. Somente nestas escolas, as matrículas escolares 2020 já foram realizadas no sistema.

Criada e desenvolvida por técnicos capacitados da Assessoria do Governo Digital, sob a coordenação de Paulo Torres, a plataforma, se fosse adquirida pelo Executivo estadual, custaria aos cofres públicos algo em torno de R$ 700 mil a R$ 1 milhão de reais.

O EducaRR terá um ambiente acadêmico onde o estudante poderá acessar notas, boletins e trabalhos escolares. Em um campo específico para o professor, ele poderá acompanhar o rendimento do aluno, lançar notas, trabalhos e realizar seu planejamento de aulas.

No espaço virtual destinado aos gestores escolares, estes poderão realizar transferência de alunos e acompanhar o quadro de lotação e movimentação dos docentes. Um dos focos do sistema é aproximar os pais da vida acadêmica dos filhos.

Por isso, a plataforma também disponibilizará um espaço - Portal do Aluno - para que os pais e responsáveis acompanhem a vida escolar dos estudantes. No sistema integrado, o pai, por exemplo, poderá receber notificação no celular sobre a presença do filho na escola, avisos da gestão escolar, entre outras situações.

No EducaRR, as escolas também poderão realizar o acompanhamento de ações internas da Seed. Além disso, será possível realizar a matrícula de forma mais prática e dinâmica, evitando filas nas portas das instituições de ensino.

Outra novidade importante é que o sistema irá gerar dados que poderão ser analisados e estudados, que irão servir para a criação de políticas públicas educacionais direcionadas, o que contribuirá para o real desenvolvimento da educação.