Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro marca presença no Pantanal TECH 2025

Mato Grosso do Sul

15.07.2025

Os estudantes da Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro, em Aquidauana, participaram, nos dias 26 a 28 de junho, do Pantanal TECH 2025, apresentando com destaque os projetos desenvolvidos por meio do PICTEC – Programa de Iniciação Científica e Tecnológica, além de um projeto do Curso de Qualificação Profissional em Administração.

A participação da escola reafirma o compromisso com uma educação inovadora, científica e conectada com os desafios contemporâneos. Os projetos apresentados foram:

  • Projeto - “Preferência de Ocupação de Abelhas Solitárias”, um estudo sobre a influência da profundidade dos ninhos, orientado pela professora Mariele Trindade, o projeto investigou o comportamento de abelhas solitárias, destacando a importância desses polinizadores para o equilíbrio ambiental e a biodiversidade local.
  • Projeto “Ética e Sustentabilidade”, trata sobre o desenvolvimento de Aplicativo para Monitoramento de Queimadas com Enfoque Filosófico e Tecnológico, orientado pelo professor Thiago Barbosa de Brito, combina filosofia, tecnologia e consciência ambiental, os estudantes propuseram um app que contribui para a prevenção e registro de queimadas, unindo ética e inovação.
  • Projeto “Rádio e Podcast na Escola”, utilizando a Tecnologia como Ferramenta Metodológica Inovadora para Potencializar a Aprendizagem, orientado pela professora Edijane Fragoso, com foco em habilidades comunicativas, os estudantes criaram uma plataforma de rádio e podcast que fortalece o protagonismo estudantil e amplia as possibilidades de ensino-aprendizagem.
  • Projeto “Conexão Pantaneira”, um Guia Completo sobre Comércio, Turismo e Cultura Regional, orientado pelo professor Fábio Aquino Brum, o projeto reuniu dados e informações sobre a cultura e economia pantaneira, resultando em um guia digital que valoriza o comércio local e promove o turismo regional.
  • Projeto “Plantas Medicinais do Mato Grosso do Sul – Um Tesouro a Ser Desvendado”, orientado pela professora Joana da Silva Colman Rodrigues, a pesquisa destacou o valor cultural e medicinal das plantas nativas da região, incentivando a valorização dos saberes populares e o cuidado com o patrimônio natural.
  • Projeto empreendedor “Alfajor de Cumbaru – Uma Castanha Pantaneira”, desenvolvido pelos estudantes do 3º A do Ensino Médio do Curso de Qualificação Profissional em Administração, o projeto apresentou uma Empresa Artesanal Pedagógica, unindo empreendedorismo, identidade regional e sustentabilidade por meio da confeitaria com ingredientes típicos do Pantanal.

A participação dos estudantes no Pantanal TECH 2025 demonstrou o poder transformador da educação pública de qualidade, com projetos que aliam ciência, cultura, tecnologia e protagonismo juvenil.

“A Escola CEJAR parabeniza todos os estudantes, professores e coordenadores envolvidos, além de agradecer à SED e ao programa PICTEC/FUNDECT pela oportunidade e incentivo à inovação nas escolas da Rede Estadual de Ensino”, finaliza diretora Cristiane Niz Barcelos.

Adersino Junior, SED

Fotos: arquivo CEJAR.