Escola Estadual João Ponce de Arruda está entre as 20 escolas semifinalistas em concurso de âmbito nacional

Mato Grosso do Sul

23.08.2023

Os estudantes Anna Luiza Roque de Souza, Lara Marcos Gomes Baiochi, Nicollas William Andrade Tavares e Victor Shoity Takemiya Murata e os professores  Eurípedes Silva Junior e Flávio Soares de Queiroz Júnior, da Escola Estadual João Ponce de Arruda, que oferta ensino em tempo integral, em Três Lagoas, estão participando do Concurso Nacional da SAMSUNG e tiveram projeto selecionado para a semifinal, são 20 unidades escolares que passaram para fase semifinal no âmbito nacional.

Solve for Tomorrow Brasil é uma iniciativa global da Samsung tem por objetivo estimular os estudantes do Ensino Médio de escolas públicas a identificar problemas reais e desenvolver soluções baseadas em ciência e tecnologia. Nesta 10° Edição foram mais de 2300 trabalhos cadastrados, onde foram selecionados apenas 20 trabalhos para as semifinais.

A partir do momento em que os estudantes e professores passam para as semifinais e finais eles ganham produtos da Samsung, como tablets, notebooks, smart tv’s, relógios, a escola também é contemplada com premiações.

“O título do nosso trabalho é ‘Proposta de um catálogo físico a partir de técnicas de herborização’ onde iremos fazer o levantamento da diversidade da flora local, fazer a coleta das partes da planta (folha, frutos e folhas) e passar pelo processo de herborização, ou seja, prensagem e desidratação, em uma estufa de baixo custo que estamos construindo, e por último armazena-las em um catálogo”, menciona professor Flávio Soares de Queiroz Júnior.

O professor Euripedes Silva Junior relatou que nos meses de agosto e setembro estarão trabalhando ainda mais na execução do projeto, “para que ele passe para as finais, teremos uma tutora que a Samsung disponibilizou e faremos atividades propostas semanalmente e diários de bordo, que são relatos das nossas ações desenvolvidas ao longo de cada semana”.

“A escola, professores e estudantes estão super felizes por serem semifinalistas, porque o nosso trabalho é inovador e tem relevância na busca de soluções dos problemas do ponto de vista local e nacional”, finaliza gestora Carmem Eliana Garcia.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.