Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho realiza formação com estudantes acolhedores

Mato Grosso do Sul

07.02.2023

A tarde desta segunda-feira (06), os estudantes acolhedores da Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do Programa “Escola da Autoria”, em Corumbá, tiveram oportunidade de planejamento e rever os amigos, com a formação e alinhamento para as atividades de recepção dos colegas estudantes, nos primeiros dias de aula do ano letivo de 2023.

“O acolhimento de início de ano é uma ação marcante da Escola da Autoria JGP, pois ela recepciona os estudantes de forma calorosa, positiva, já direcionando-os para o início de sua caminhada rumo ao alcance de seu Projeto de Vida. É um momento importante, que precisa de diálogo e muito planejamento”, explicou a diretora Érica Oliveira.

Formação

A formação dos acolhedores foi realizada pela Gestão JGP, direção, coordenação pedagógica e coordenadores de área. Para esse momento, foi utilizada a cartilha do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, ICE. A cartilha aponta estratégias de acolhimento e direcionam os estudantes para refletir e elaborar seu projeto de vida.

 O acolhimento dos novos estudantes é uma prática educativa de extrema importância na Escola da Autoria. No início do ano, estudantes “veteranos” desempenham esse papel, sendo um rosto amigo para auxiliar na adaptação dos colegas.

Acolhimento

“O acolhimento é um momento que proporciona conforto e integração. No meu primeiro ano na Escola JGP, eu não tinha amigos, vim com muita vergonha, com medo e fui recebido com muito carinho. Isso fez com que eu conseguisse socializar e me sentir bem na mudança de rotina,em estudar integral, com novos alunos. Por isso, neste ano, apesar de já ter concluído o ensino médio, decidi fazer parte da equipe de acolhimento”, disse Ronald Silva, estudante que concluiu o Ensino Médio em 2022, e, no momento, comemora sua aprovação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul para o curso superior de pedagogia.

Os dias de acolhimento de início de ano letivo 2023 serão dias 23 e 24 de fevereiro e estão programadas atividades de muito diálogo, integração, planejamento de ano letivo e reflexão sobre o Projeto de Vida.

Adersino Junior, Comunicação SED