Mato Grosso do Sul
05.09.2025A Escola Estadual Padre José Scampini, em Campo Grande, no mês de agosto, realizou mais uma ação do projeto de leitura “Lendo Mais, Sabendo Mais”, envolvendo alunos do Ensino Fundamental e Médio em atividades literárias e culturais.
Nesta etapa, as turmas apresentaram adaptações teatrais de obras consagradas que integram a lista de leituras exigidas nos principais vestibulares de 2025. O momento foi marcado por performances criativas, nas quais os estudantes deram vida a personagens e enredos da literatura brasileira, explorando elementos artísticos, históricos e sociais. A atividade buscou aproximar os alunos das obras de forma dinâmica e significativa, estimulando a leitura crítica, a expressão oral e o trabalho em equipe.
Para subsidiar o estudo e aprofundar a compreensão das obras, os alunos contaram com o suporte da Biblioteca Digital PJS, ferramenta que integra o acervo físico e digital da escola e oferece acesso facilitado a textos, resumos e materiais complementares. A plataforma, originada do projeto da biblioteca escolar, foi incorporada às ações do Lendo Mais, Sabendo Mais como recurso de apoio teórico e literário, potencializando o aprendizado e ampliando as possibilidades de pesquisa.
“A ação demonstrou que a combinação entre literatura, teatro e recursos digitais pode tornar o processo de aprendizagem mais envolvente e prazeroso, fortalecendo o vínculo dos estudantes com o conhecimento e a cultura”, finaliza diretor Ivan Benito de Vasconcelos.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.