EEFM Dom Hélder Câmara é campeã estadual do 1º Prêmio de Educação Empreendedora

Portal

18.06.2019

A Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Dom Hélder Câmara, localizada em Fortaleza, é a campeã da etapa estadual do 1º Prêmio de Educação Empreendedora, realizado pelo Sebrae. A escola receberá a premiação, na próxima quarta-feira (19), pelo projeto Robótica Sustentável – A ROBOFEST.

Segundo o professor André Cardoso Albuquerque, responsável pelo projeto, o Robótica Sustentável é desenvolvido desde 2016, dentro do conceito de educação 4.0, que combina robótica, internet das coisas, tecnologia e empreendedorismo. No projeto, os alunos usam materiais recicláveis e lixo eletrônico na prática da robótica a baixo custo.

Já a ROBOFEST é uma startup que realiza entretenimento para festas e eventos infantis com robôs, os quais são produzidos com a utilização de materiais reciclados, como papelão, restos de tapete de silicone, pilhas de lítio, entre outros. A iniciativa é uma criação dos jovens Gabriel Portela de Souza, da 2ª série do Ensino Médio, e João Vitor do Livramento Costa, ex-aluno da escola e atualmente estudante de Mecatrônica Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Para André Cardoso, o prêmio significa um reconhecimento do trabalho que é feito dentro da escola pública para o desenvolvimento do empreendedorismo. “A gente tem a primeira startup de Ensino Médio na escola pública do Ceará. Isso é um orgulho muito grande para mim e essa premiação significa o reconhecimento do meu trabalho”, destaca o professor.

“O trabalho desenvolvido pela EEFM Dom Hélder Câmara é crucial para que o empreendedorismo seja uma realidade dentro dos espaços educativos e sociais, fazendo total diferença na formação dos educandos. A ROBOFEST é um grande marco positivo para a educação empreendedora”, destaca o Sebrae.


Premiação

A primeira edição do “Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora” tem o objetivo de identificar, estimular, reconhecer e divulgar as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil. Para isso, foi dividido em quatro categorias: ensino fundamental, médio, técnico e superior. O prêmio é composto por três etapas: estadual, regional e nacional. Na etapa estadual, serão selecionados um caso para cada categoria por unidade da federação, que estarão automaticamente classificados para a etapa regional. As melhores iniciativas estaduais e regionais serão reconhecidas com os troféus ouro, prata e bronze de cada categoria.



17.06.2019

Assessoria de Comunicação da Seduc