Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Marconi Coelho Reis fica entre as vencedoras do Prêmio Respostas para o Amanhã

Ceará

28.11.2023

A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Marconi Coelho Reis, localizada em Cascavel, ficou entre as vencedoras do Prêmio Respostas para o Amanhã, na categoria Júri Popular, com o projeto PectiVitalis: Revestimento Sustentável Anti-Desperdício para Frutos. A competição, realizada anualmente por iniciativa da Samsung, chegou em 2023 à 10ª edição. A cerimônia de reconhecimento das iniciativas ganhadoras ocorreu nesta terça-feira (28), em São Paulo-SP. A unidade de ensino cearense também já foi destaque em outras oportunidades do Prêmio.

O trabalho elaborado pela equipe de Cascavel consiste no desenvolvimento de um produto comestível e biodegradável, à base de pectina e outras fibras extraídas do maracujá, que pode ser aplicado em frutas, legumes e verduras, para aumentar a vida útil desses alimentos e reduzir o desperdício.

Nycole Viana, de 17 anos, é aluna da 3ª série na EEMTI Marconi Coelho e fez parte da concepção do projeto vitorioso. A jovem avalia como bastante positiva a oportunidade de expor o trabalho nacionalmente.

“É muito gratificante ter chegado aqui, por todo o esforço que tivemos como equipe, assim como por todas as pessoas que contribuíram votando, nossos colegas de escola, professores, gestores e famílias. O projeto me fez evoluir em vários setores da vida, tanto no lado acadêmico, como no pessoal. Me ajudou a ampliar os conhecimentos, a ser capaz de fazer uma apresentação em público, a me expressar utilizando a fala. Desejo que todos os estudantes persistam nos seus ideais. Em alguns momentos, nossa equipe chegou a pensar que não ia dar certo, mas insistimos e acreditamos em nós mesmos. A educação cearense ainda vai muito longe”, comemora a estudante.

A professora orientadora do PectiVitalis, Heloina Capistrano, considera que incentivar a pesquisa entre os estudantes é uma ferramenta pedagógica fértil de possibilidades.

“Os estudantes aprendem de forma prática, formulam e testam hipóteses e assim têm uma aplicação mais prática dos conceitos teóricos que abordamos em sala de aula. Além disso, a partir do percurso formativo estimulado pela Seduc através do Ceará Científico, vivemos hoje na escola um movimento sustentável em prol da inovação, ciência e empreendedorismo social. É perceptível que os estudantes desenvolvem habilidades importantes, como letramento científico, trabalho em equipe, pensamento criativo e resolução de problemas”, observa a professora.

Continuidade

Heloina também foi responsável pela orientação de outros projetos que já se destacaram no Prêmio Respostas para o Amanhã, desde a edição de 2019. O primeiro deles foi o “Biofilme”, que utilizava folha de goiaba para aplicação como biocurativo e tratamento de queimaduras. Com a ação, a escola obteve o primeiro lugar geral do concurso em 2019.

No ano de 2020, foi concebido um biossorvente a partir do aproveitamento da casca do jerimum, que rendeu à escola o prêmio do júri popular. Em 2021, a equipe orientada pela professora desenvolveu plásticos a partir de micro-organismos, tornando-se um dos 20 melhores projetos daquela edição. Em 2022, novamente, a escola de Cascavel ficou em 1º lugar geral, com o projeto ArboCaps: cápsulas sustentáveis no combate às arboviroses.

Além do Respostas para o Amanhã, a unidade de ensino cearense também tem histórico de sucesso em outras mostras científicas, como pontua Heloina. “Neste ano, eu e uma aluna representamos o Brasil na ISEF, a maior feira de ciências e engenharia do mundo, em Dallas, Texas, nos Estados Unidos. Participamos, também, da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), onde ganhamos cinco premiações relevantes, entre elas a credencial para a ISEF”, relembra.